9º Ano do Ensino Fundamental II

Projeto Curitiba*
O Projeto Curitiba visa a permitir aos alunos do 9º Ano uma experiência multidisciplinar que lhes proporcione a vivência prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula, maximizando, dessa forma, o potencial de reflexão sobre o valor daquilo que aprendem na escola em face das suas relações consigo e com a sociedade. Além disso, o projeto intenta oferecer momentos de socialização entre os adolescentes e dos adolescentes com pessoas que compartilham experiências diferentes das suas e que, por esse motivo, são potencialmente instrumentos de ampliação da visão de mundo dos discentes.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

a) Língua Portuguesa;
b) Produção Textual;
c) Geografia;
d) História;
e) Artes Visuais;
f) Ensino Religioso.

a) Museu do Expedicionário

O Museu do Expedicionário busca divulgar e difundir, para fins educativos, a participação histórica do Brasil na Segunda Guerra Mundial, por meio da preservação de documentos e artefatos de guerra.

b) Museu do Holocausto

Com o objetivo educativo, mostra os acontecimentos da guerra através da história de vítimas que possuem ligação com o Brasil ou com o Paraná. É uma ferramenta contra a desumanização nazista e a valorização da vida. Além disso, destaca a luta contra a intolerância, o ódio, a discriminação, o racismo, o bullying, tão relevante nos dias de hoje.

c) Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome.

d) UNILIVRE

Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE – é uma Organização Não-Governamental  pioneira na inclusão dos vários segmentos da sociedade na discussão sobre o meio ambiente.

Local de produção de conhecimento multi e interdisciplinar sobre meio ambiente e sustentabilidade urbana, a UNILIVRE desenvolve e executa projetos socioambientais e programas de capacitação para diversos segmentos: escolas, empresas, órgãos públicos, sindicatos e demais entidades do terceiro setor.

e) Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Curitiba possui jardins geométricos e a estufa de três abóbadas, que tornaram-se um dos principais cartões postais de Curitiba.

A estufa abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19.

O Jardim Botânico conta ainda com o Museu Botânico Municipal, trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo. Em volta da estufa está o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas do artista e ambientalista.

*não está sendo realizado devido à pandemia