Depois do filme Art. 243, lançado em 2017 e vencedor do Prêmio SINEPE/RS na Categoria Responsabilidade Social em 2018, a Rede de Pais do Colégio Anchieta em parceria com o Projeto Cinema na Escola já está trabalhando em uma segunda produção a ser lançada em 2020. O próximo curta tem como foco a difusão do trabalho colaborativo entre família e escola na prevenção do uso do álcool por adolescentes, e terá como novidade neste ano a participação de professores.

Segundo a Coordenadora do Serviço de Orientação Educacional do Colégio Anchieta, Isabel Tremarin, a ideia é dar continuidade ao trabalho constituído pelo grupo, trazendo a parceria da escola nesse processo. “Estamos agora envolvidos na roteirização do próximo filme que além de abordar o trabalho colaborativo entre família e escola e a prevenção do uso do álcool na adolescência, também vai explorar a questão do cyberbullying”, conta.

O cineasta Ricardo Fagundes, responsável pela direção e montagem do filme, destaca o trabalho em parceria com os pais, que se envolvem na produção do roteiro, nas gravações e na atuação. “É impressionante ver o empenho desses pais na construção desse filme que é uma entrega para a sociedade. Eles participaram da construção do roteiro, logo mais irão gravar e atuar, o que caracteriza esse projeto como algo pioneiro”, completa.

As gravações acontecerão de 4 a 6 de outubro. A previsão de lançamento dessa nova produção é no ano que vem e a distribuição será feita pelo site www.cinemanaescola.com.br. O novo filme conta com o apoio do Colégio Anchieta, da UNISINOS e do Anglo Pré-vestibulares.