“Trabalhamos com o conhecimento, é isso que este evento quer promover entre os nossos alunos: o conhecimento sobre as religiões, pois cada uma traz uma história de vida e uma história de fé”. Foi assim que o professor de Ensino Religioso do 9º Ano, Gustavo Costa, deu início à quarta edição do evento Religiões em busca da paz nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16. Neste ano, em função das aulas remotas, o evento aconteceu de forma on-line, via plataforma Teams.

O Orientador Religioso do 9º Ano, Pe. Gustavo de Assis Valentim, destacou a importância da unidade e da fraternidade entre toda a humanidade em busca do bem comum. Para ilustrar, trouxe uma passagem do discurso do Papa Francisco em um encontro inter-religioso, no Iraque, no dia 6 de março: “Olhamos para o céu. Ao contemplarmos o mesmo céu alguns milênios depois, aparecem as mesmas estrelas. Iluminam as noites mais escuras, porque brilham juntas. O céu oferece-nos assim uma mensagem de unidade: sobre nós, o Altíssimo convida a não nos separarmos jamais do irmão que está ao nosso lado. O Além de Deus envia-nos mais além de nós, ao outro, ao irmão”.

Na quinta-feira, participaram do encontro Gabriel Salum, representando o Espiritismo, o Reverendo Jerri Andrei, da Igreja Anglicana, e o Pai Tito de Xangô, das religiões de matriz africana. Durante o bate-papo, os três trouxeram uma pouco da história, os aspectos principais e as curiosidades de cada uma das religiões.

Já na sexta-feira, foi a vez dos alunos conhecerem um pouco mais sobre o Judaísmo, com o rabino Guershon Kwasniewski; sobre a Igreja Católica Apostólica Romana com o Pe. Leo Hastenteufel e sobre a Fé bahá’í, com Keivan Saberin. Durante o bate-papo, os convidados também abordaram a questão da pandemia da covid-19, trazendo sua visão sobre as transformações trazidas por esse novo contexto vivido pelo mundo todo.

Os participantes fazem parte do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre, que já tem mais de 25 anos de atuação e propõe a disseminação de conhecimento sobre as religiões, seus costumes e tradições, a fim de construir uma cultura de paz, respeito e fraternidade no convívio entre todas elas.