Ao longo de toda a existência humana, sempre se fez as fatídicas perguntas: Quem sou eu? O que faço aqui? Qual o sentido da vida/minha vida? Bem, estas respostas não encontramos em bancas de revistas, não encontramos no Google, não encontramos em qualquer lugar. Encontrar-se em meio a toda essa imensidão de possibilidades e se orgulhar de dizer “eu amo a minha vida” é o sonho de todos. Contudo, nem todos podem/conseguem afirmar isso com convicção e veracidade.

Devemos ter medo de não conseguirmos encontrar essas respostas? Eu diria que não. Devemos, sim, ter medo da estagnação, da apatia, da omissão, do medo… Sim, medo do medo. Esses posicionamentos e sentimentos nos travam, nos amarram… E, paradoxalmente, nossa alma precisa estar livre, mesmo presa.

Acontece que todo o nosso modo de viver está direcionado para nos distanciarmos dessa liberdade. Hoje, vivemos conectados, online 24 horas por dia, temos infinitas “coisas” e infinitas preocupações que estão anexadas a elas, de modo que é difícil calarmos e ouvirmos a voz do nosso coração, da nossa alma.

Então quer dizer que não devo ter essas “coisas”? Não! Você precisa encontrar o seu lugar (na vida e no mundo, na sua rotina) e zelar por esse espaço acima de qualquer coisa. Já diria um grande pensador há muito tempo atrás: “Onde está o teu tesouro, ali também estará o teu coração” (Mt 6, 21). Onde está o teu? Já pensou sobre isso?

Com esse intuito, queremos pensar e debater durante a primeira semana do mês de agosto (mês das vocações) sobre vocação (vocare). A que sou chamado?

Algumas pessoas são chamadas a servir à Igreja como leigos e outras, como religiosos, nas diversas ordens e congregações. Por isso, toda vocação cristã é, antes de mais nada, uma vocação ao seguimento de Jesus. Na Igreja Católica, há diversas formas de segui-lo e servi-lo, o que se chama de carisma. “Quanto mais um carisma dirigir o seu olhar para o coração do Evangelho, tanto mais eclesial será o seu exercício”, Papa Francisco em sua encíclica A alegria do Evangelho. (Disponível em: https://magisbrasil.com/vocacoes-jesuitas.

Esperamos trilhar um lindo caminho e encher nossas vidas de sentido, pois “quem tem um “porquê” enfrenta qualquer “como” (Viktor Frankl). Um grande abraço a todos e todas! Acompanhem o perfil do Colégio, no Instagram, ao longo da semana do dia 02 a 08 de agosto. Fraterno abraço.

Gustavo da Costa – SOREP 6º Ano