Show Musical

O Show Musical Anchieta é um grupo artístico composto por aproximadamente 60 crianças e jovens – entre cantores, instrumentistas e dançarinos, todos alunos do Colégio Anchieta. Foi fundado em 18 de novembro de 1966, pelo Pe. Vicente Konzen, S.J., com o nome de “Pequenos Cantores do Colégio Anchieta” e tinha 27 meninos cantores. Poucos anos depois, passou a contar com meninas dançarinas e, aos poucos, foi tomando a forma de um belo espetáculo de canto e dança. Ao longo de seus 50 anos de existência, o Show Musical Anchieta tem se exibido a plateias de diversos estados do Brasil e de quase todas as cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No exterior, já se apresentou no Uruguai, na Argentina, no Chile e no Paraguai. Em 2011, fez sua estreia na Europa, com espetáculos e missas cantadas nas cidades de Roma e Assis, na Itália.

O Show conta com um coro de cerca de 30 crianças e adolescentes, uma banda com instrumentos, como baixo, guitarra, violão, teclado e bateria, e seu corpo de dança com mais de 30 dançarinos de variadas idades, para completar um espetáculo de movimentos, sons e cores.

A formação artística de seus integrantes é feita em ensaios sistematicamente realizados em horários especiais, que não interferem na programação normal do currículo escolar de estudos no Colégio Anchieta. Portanto, o grupo constitui uma atividade extraclasse de seus integrantes, visando a desenvolver o respeito às diferentes culturas, a capacidade e o gosto artístico como parte da formação integral, dentro da filosofia educacional dos Jesuítas.

O Show Musical Anchieta é dirigido pelo Maestro Evandro Matté, regido pela maestrina Daiana Fülber e coordenado artisticamente pela coreógrafa Marta Santana Severo. Conta também com o figurino de Teresinha Schneider, compondo um guarda-roupa de trajes típicos e belas fantasias criadas especialmente para cada número apresentado.

O Show Musical realizou, no ano de 2015, um espetáculo sobre a cultura de três países: França, Espanha e Brasil, intitulado “Um Passeio Cultural pelo Encanto de Três Cantos”, desbravando, através da música e da dança, elementos culturais e folclóricos desses países.
Em 2016, o Show Musical Anchieta completa 50 anos de história! Estamos preparando momentos muito especiais, que irão mexer com a emoção e o coração de quem está no Show hoje, de quem já passou por esse palco e, com certeza, de quem ainda irá passar por esse grupo encantador.
Acompanhem nossa agenda e não percam nossas apresentações!

Fotos: Lucas Saporiti