Um mergulho nas reflexões e conflitos vividos por Anne Frank durante o período em que viveu com a família refugiada em um anexo. Esse é o mote da peça O Anexo Secreto, apresentada pelo grupo teatral O Muro hoje pela manhã. A atividade faz parte dos estudos dos alunos do 8º Ano dentro do Projeto Holocausto.

A história, adaptada da obra O Diário de Anne Frank, é conduzida a partir da memória de Anne ao escrever em seu diário, com mudanças de cena, de ambiente (sua vida antes e depois da Guerra) e de personagens. Os figurinos e a trilha sonora têm como referência os anos 1940, explorando a dualidade entre o real e o alegórico.

O Projeto Holocausto é trabalhado desde 2014 com os alunos do 8º Ano, utilizando um trimestre de reflexões e conhecimentos sobre um período da humanidade que não podemos esquecer para que não se repita: a Segunda Guerra Mundial. A partir de filmes, indicações de leitura, debates, palestras, e a peça teatral, o projeto culmina com o painel Compromisso Moral e Lições de Solidariedade, em parceria com o Instituto Marc Chagall, quando sobreviventes da Segunda Guerra Mundial compartilham suas experiências com os alunos.