Alunos de turma do 5º Ano do Colégio Anchieta produziram homenagem com mensagens de reconhecimento à dedicação dos docentes

Quem foi importante para os nossos filhos neste momento? O questionamento da fisioterapeuta Carolina Webber Kaercher, mãe de uma aluna do Colégio Anchieta, deu origem a um movimento de gratidão e valorização dos professores. “A gente ouve pessoas reclamando do ensino remoto. Mas os colégios não esperavam por essa pandemia. Vejo a dedicação, o carinho, o esforço tremendo dos professores para se adaptarem”, conta Carolina, que é mãe da Manuela, dez anos.

Foi aí que ela sugeriu à filha uma forma de agradecer aos professores pelo empenho. “Eu amei a ideia! É muito importante esse reconhecimento”, contou Manu. Em contato com as mães representantes da turma 55, do 5º Ano, logo todos os estudantes estavam mobilizados produzindo mensagens e cartazes que animaram um vídeo em homenagem aos professores. “Eu fiz um cartaz com a palavra ‘obrigada’ em várias línguas. Achei muito legal”, destacou Manuela.

Para Carolina, desde a suspensão das aulas presenciais, os professores estão desempenhando um papel importante, indo além das aulas, justamente num momento em que as crianças estão cansadas e inseguras. “Eles cantam, colocam vídeo, fazem oração, conversam com os alunos. Gratidão é bom para quem recebe e para quem expressa.” A mãe avalia que a atitude de produzir o vídeo permitiu importantes aprendizados: “Quero que minha filha aprenda a ser grata, que valorize o que a gente tem e saiba que é necessário ajudar os outros. Tudo isso vai passar”, concluiu Carolina.

O vídeo de pouco mais de um minuto contou com a participação de todos os alunos da turma 55. “Eu fiz um cartaz dizendo que sou grato. Desenhei um dicionário, um caderno e usei sinais de pontuação e de matemática. Gostei muito da ideia do vídeo. Os professores nos deram amor, carinho e atenção nesse período”, contou Rafael Jung Sucasas, dez anos. Ele comenta que, com as aulas síncronas, foi possível conhecer os professores de verdade e os alunos mais tímidos passaram a se comunicar melhor.

A jornalista Lize Jung Sucasas, mãe de Rafael, é uma das representantes da turma. Ela conta que a produção começou no sábado pela manhã. Aos poucos, as imagens de cada aluno foram chegando. Assim como ela, a também jornalista Neusa Santos é uma das mães representantes da turma e ajudou a fazer o convite a outras crianças da turma e finalizar a homenagem. “Eu fiquei bem animada! Fiz um cartaz com o nome de todas as matérias e colocamos o uniforme do colégio”, contou Alice dos Santos Mello, dez anos, filha de Neusa. A menina explica que o cartaz é uma forma de agradecer aos professores. “Sinto vontade de voltar para o colégio, poder ver os professores, faz tempo que a gente não se vê pessoalmente”.

Já Rafael Ilha Moreira de Medeiros, 11 anos, aproveitou o quadro no qual costuma escrever os conteúdos de aula para deixar o seu agradecimento aos professores. “Gostei de participar porque os professores estão passando esses dias com a gente. Estava com saudade”, disse o estudante. A psicóloga Mariana Medeiros, mãe de Rafael, completa que o filho ficou muito contente por colocar o uniforme novamente e participar do vídeo.