A volta às aulas foi movimentada para os anchietanos. Ao logo desta semana, os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio viveram uma experiência diferente. Eles aprenderam a cozinhar, mas não apenas a preparar pratos, mas também a elaborar refeições com sustentabilidade. Para isso, utilizaram uma abordagem responsável e consciente em relação à culinária, levando em consideração o impacto ambiental e social das escolhas alimentares.

Conforme a professora Vivian Berlitz, a iniciativa vai ao encontro da Campanha da Fraternidade. “O Papa Francisco vem chamando a atenção para a fome no mundo, tanto que a Campanha da Fraternidade deste ano é ‘Fraternidade e Fome’”, destaca a educadora.

Durante a atividade, os estudantes receberam a missão de preparar algumas receitas feitas com insumos que as pessoas costumam descartar no dia a dia. Brigadeiro com cascas de bananas, suco de laranja com o aproveitamento das cascas, patê de talos, entre outras iguarias compuseram o cardápio da experiência prática.

Evitar o desperdício é um dos pilares da alimentação sustentável porque impacta de forma positiva tanto o meio ambiente quanto a economia doméstica. “A ideia é trazer os alunos para dentro da cozinha para que eles aprendam a manipular os alimentos de forma integral e pra que evitem desperdícios, contribuindo com a sustentabilidade e com o planeta”, explica Andrea Rosa, nutricionista do Mesa Brasil Sesc-RS, maior rede de bancos de alimentos da América Latina.

A atividade foi realizada de forma multidisciplinar, com envolvimento dos componentes curriculares da Língua Inglesa, Cidadania Global e Projeto de Vida em parceria com a Faculdade de Gastronomia e Nutrição da UNISINOS Porto Alegre e com o programa Mesa Brasil do SESC/RS.