O ofício enviado pelo assessor direto do Pontífice, Monsenhor Paolo Borgia, agradece o presente recebido no início do ano, quando a Orientadora Religiosa do 7º Ano, professora Maria Helena Trevisol, esteve no Vaticano. A mensagem motiva o início das atividades do Projeto Nos Passos de Inácio.

No início do ano, o Colégio Anchieta enviou uma lembrança para o Papa Francisco com a esperança de obter uma resposta e manifestar nosso carinho pelo que representa para a Igreja e para o mundo de hoje: seu encantamento, seu carisma e suas sábias mensagens. Na ocasião, a professora Maria Helena Trevisol foi a emissária, levando junto consigo um mimo, fruto do Projeto Nos Passos de Inácio: um jogo da memória do Infantil A, B e C, 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental I, alusivo à história de vida Inácio de Loyola e à espiritualidade trabalhada com os alunos.

Durante audiência pública no Auditório Papa Paulo VI, Maria Helena entregou o presente junto com uma carta do então Diretor Geral do Colégio Anchieta, Pe. João Claudio Rhoden, ao assessor do Papa. Aliás, as cartas para a Companhia sempre foram meios eficazes de comunicação sobre a vida e a missão do Colégio. Na carta, explicou-se brevemente o objetivo do Projeto: “Por meio de jogos e livros de orações, o Projeto Nos Passos de Inácio, do qual participam alunos da Educação Infantil ao 5º Ano, tem como objetivo situar os alunos quanto à identidade do Colégio Anchieta como colégio jesuíta e despertá-los para o sentimento de pertencimento e de reconhecimento com a identidade inaciana”.

Em resposta à visita da Orientadora e à mensagem enviada pelo Diretor, o assessor do Papa enviou uma carta, destacando que o Papa Francisco deseja felicidades a todos os alunos, professores e funcionários do Colégio Anchieta, invocando para todos, a abundância das graças divinas, a fim de viverem constante e fielmente a condição de cristãos como bons filhos de Deus e da Igreja, ao enviar-lhes, sob intercessão de São José de Anchieta, uma propiciadora Bênção Apostólica, pedindo que não esqueçam de rezar por ele”.