No Laboratório de Informática da Biblioteca Central e no Laboratório de Matemática, os alunos do 7º Ano são desafiados a resolver equações algébricas de 1º grau. À medida que eles solucionam as questões, a pontuação vai aumentando, o que motiva os estudantes a buscarem o score máximo. Durante duas semanas, as aulas de Matemática do 7º Ano funcionaram assim, avaliando os benefícios educacionais da ferramenta PAT2Math, um ambiente inteligente para ensino de equações algébricas, coordenado pela professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA) da UNISINOS, Patrícia Jaques Maillard.

Segundo a pesquisadora, o PAT2Math é um sistema tutor inteligente que emprega diversas técnicas de inteligência artificial para assistir os estudantes individualmente enquanto eles resolvem as questões. “O PAT2Math é baseado em teorias pedagógicas modernas da Science Of Learning, com resultados comprovados empiricamente por pesquisas científicas”, explica.

A professora Joelene Lima, que apoia as Tecnologias Educacionais aplicadas à Educação do Colégio, avalia como um fator motivacional para professores e alunos o uso da inteligência artificial, além dos benefícios da parceria com a universidade. “Os desafios são colocados em níveis de dificuldade, e o aluno avança individualmente, em seu tempo, conforme o desenvolvimento do seu raciocínio lógico e a compreensão do tema estudado. O professor identifica o nível de raciocínio dos estudantes acompanhando o desempenho de cada um, sem precisar “parar a aula” para uma explicação que era dúvida de alguns. Depois disso, o sistema gera um relatório da evolução de cada estudante. Outro fator importante é a troca com os pesquisadores da universidade, uma parceria que traz benefícios para ambos os lados”, comemora.