Desde 2017, os alunos do 3º Ano vestem as cores vermelha e azul em um dia dedicado a aprender mais sobre a história do Grenal, que, segundo o professor de Educação Física do Colégio Anchieta, Benhur Edelwein, “se confunde com a história de Porto Alegre”. A atividade faz parte da programação especial para homenagear a capital dos gaúchos, que está completando 247 anos nesta terça-feira. Neste ano, o evento contou com a presença de dois anchietanos muito especiais: os dirigentes do Sport Club Internacional, Marcelo Medeiros, e do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, ambos formados no Colégio Anchieta no ano de 1977.
O professor Benhur contextualizou a história dos clubes, ressaltando a importância de cultivar espaços de paz e de respeito dentro e fora dos estádios. “Estão aqui dois exemplos do futebol que são amigos, mesmo tendo times diferentes”, referiu-se a ambos os dirigentes que se conheceram no Anchieta e fortaleceram a amizade durante o período universitário.

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior, diz sentir-se orgulhoso da relação que cultiva com o presidente do clube oponente, pois ambos sabem separar os “momentos de amizade, e os momentos clubísticos”. Para o presidente do Internacional, essa deve ser a maior responsabilidade dos dirigentes de clubes, passar para a nação um exemplo de respeito aos adversários. “Quis o destino que esses dois anchietanos se encontrassem à frente de suas agremiações”, completou.

Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos dois mandatários da dupla Grenal, conhecendo um pouco mais das suas rotinas. Eles ainda deixaram uma mensagem aos alunos: “Daqui 50 anos vocês terão muitas lembranças do Colégio Anchieta. Assim como nós, jogamos muita bola quando o campo ainda era um ‘areião’. Parabéns ao Colégio pela estrutura, moderna e avançada de hoje”, elogiou Medeiros.