Currículo Bilíngue Integrado
No Colégio Anchieta, a língua adicional não é mais uma disciplina isolada, mas uma didática integradora que expressa um modo de ser, um modo de proceder e um modo de avaliar a prática pedagógica Inaciana. A adoção do Currículo Bilíngue Integrado (CBI) vislumbra o uso das línguas enquanto instrumentos para desenvolver habilidades, competências e conhecimentos diversos, ampliando as representações de mundo dos seus educandos durante sua formação. Tem como compromisso a construção do conhecimento, por meio das línguas, de tal modo que as conexões entre elas aconteçam num fluxo contínuo e gradativo, permeadas por situações de vivências cotidianas. Assim, as práticas pedagógicas são desenvolvidas numa perspectiva intercultural e de cidadania global.
-
Número de aulas ampliado para promover uma imersão na aprendizagem;
-
Integração da Língua Adicional, Inglês ou Espanhol, com diferentes componentes curriculares por meio da articulação entre o planejamento e as práticas pedagógicas;
-
Na Educação Infantil e Fundamental I, o ensino do segundo idioma acontece a partir de períodos de aula de Língua Inglesa e períodos de aula com professores titulares ou especializados em codocência com o(a) teacher de Língua Inglesa;
-
No Fundamental II e Ensino Médio, a metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL) incorpora habilidades linguísticas e elementos que refletem a sociedade em práticas de sala de aula;