Ocorreu ontem (06) a tradicional eleição de representantes de turma dos alunos do 3º Ano. Os estudantes demostraram empolgação com a primeira participação em um pleito democrático com o uso da urna eletrônica.

Antes da votação, os alunos tiveram uma palestra no auditório 1 do Colégio Anchieta. O anchietano e Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, Caetano Cuervo Lo Pumo, abriu o evento, seguido pela Chefe da Seção de Programas Institucionais do TRE-RS e da EJERS, Débora do Carmo Vicente.

Caetano relembrou seus tempos de aluno anchietano e fez questão de salientar que, antes de ter sido eleito representante de turma, ele perdeu algumas eleições. “Disputei uma, duas, três eleições e não fui eleito, mas fiquei feliz pelo colega que venceu. É importante sabermos perder e nos preparar para ganhar no futuro”, disse Caetano.

Débora do Carmo falou um pouco sobre a importância da representatividade das mulheres na política, ressaltando que, nas eleições para representantes de turma, há paridade entre meninos e meninas, já que neste ano é obrigatória a escolha de um menino e de uma menina. “É de extrema importância a representatividade de meninas. Hoje as mulheres estão em um número muito menor na política, basta ver que, dos 27 estados do Brasil, apenas 2 são governados por mulheres”.

Na palestra também foram abordados temas como notícias falsas, a famosa “Fake News”, e a segurança das urnas eletrônicas. “As urnas eletrônicas foram implantadas no Brasil em 1996 e são 100% seguras, pois não estão ligadas à internet. Outros 26 países utilizam urnas eletrônicas para escolher seus representantes”, salientou Débora.

Após ouvirem atentamente os palestrantes, chegou o momento tão esperado pelos pequenos estudantes, a hora da votação. Os alunos se dirigiram para o prédio G e, pela primeira vez, exerceram seu direito à cidadania, escolhendo quem irá representá-los no decorrer do ano. Representantes do TRE acompanharam voto a voto.

A escolha do representante é uma das diversas ações projeto. Após eleitos, os representantes de turma iniciam suas atuações junto ao SOE e ao SOREP, o que inclui fazer reuniões, executar atividades e participar de campanhas de solidariedade.

Em um dia cheio de expectativas, ficou o aprendizado de como funciona o processo democrático.