Mandela, Malala, e tantos outros têm sido abordados nas aulas de Língua Inglesa da 1ª Série do Ensino Médio já que a temática estudada tem sido os heróis da humanidade. Mas em tempos de pandemia, outros heróis têm ganhado cada vez mais espaço pela sua dedicação e coragem: os profissionais da saúde. E foi por isso que as professoras da disciplina trouxeram para um bate-papo especial com os alunos a emergencista do HPS e do Hospital Mãe de Deus, Ana Paula Freitas, a enfermeira do University of Minnesota Medical Center, Natalia Calegari, e a intensivista e pneumologista no Cleveland Clinic Hospital, Michelle Biehl.

A médica Ana Paula destacou o interesse dos alunos pelo que acontece no mundo, trazendo sua experiência pessoal e a insegurança que também assola a ela e a outros profissionais da área. “O sentimento é o mesmo de vocês, também sentimos medo e nos perguntamos quando tudo voltará ao normal. Nosso trabalho é muito imprevisível”, explica.

A enfermeira Natalia, que é gaúcha, mas hoje mora nos Estados Unidos, compartilhou com o grupo a apreensão que viveu ao entrar em contato com um paciente que poderia estar supostamente com a doença. “Tive contato com ele e mesmo com os equipamentos de proteção, eu poderia ter contraído. O hospital então ordenou que eu ficasse em casa. No fim, o paciente testou negativo. Vocês veem como é? Mesmo aqui não é perfeito”, conta.

Após responder algumas perguntas dos alunos e outras professoras participantes sobre o trabalho nas emergências e como evitar novas pandemias, a médica Ana Paula deixou uma mensagem para os alunos: “Sabemos que vocês têm muitas questões, tenham certeza que estamos lutando pelas repostas. Podem sempre nos contatar! Trabalhamos em times para ajudar pessoas e amamos o que fazemos!”.

A professora Vivian Berlitz, mediadora do bate-papo, ressaltou que o assunto abordado faz uma conexão entre a realidade vivida neste momento e as habilidades que o colégio busca desenvolver nos alunos ao longo da sua trajetória escolar considerando uma educação para a cidadania global. “Este olhar para os profissionais afetados pela pandemia em diferentes esferas da sociedade traz uma capacidade de empatia, solidariedade e engajamento dos alunos. Poder conversar e trocar ideias com pessoas diretamente envolvidas nesta crise e com experiências tão diferentes, mas que ao mesmo tempo buscam o bem comum, foi muito enriquecedor para todos nós”, acrescenta.

Para o aluno Rodrigo Assis, da turma 101, a aula proporcionou um momento de formação muito importante. “Tivemos a oportunidade de ouvir, em inglês, sobre todas as dificuldades e desafios que elas estão passando nesse momento. Foi um privilégio ter, entre diversas aulas, uma diferenciada, em que pudemos aprender mais sobre a situação atual da pandemia e, ao mesmo tempo, estudar a língua inglesa. Foi um momento incrível de muito aprendizado”, agradeceu.

A médica Michelle Biehl enviou uma mensagem aos alunos, pois não pode participar da atividade ao vivo.