Na noite desta segunda-feira, 12, por meio de um evento na plataforma Teams, a Direção-geral do Colégio juntamente com a Comissão Permanente do Cuidado realizou o lançamento da Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente. Professores e colaboradores administrativos participaram do encontro e terão acesso ao material impresso, disponível para retirada junto à secretaria da Direção.

A elaboração do documento é uma iniciativa da Rede Jesuíta de Educação e da Fundação Fé e Alegria e propõe que toda a comunidade educativa contribua para a implementação de uma cultura institucional do cuidado e que os educadores possam ser os agentes responsáveis por zelar por crianças e adolescentes no ambiente escolar.

Para marcar o lançamento da obra, os componentes da Comissão Permanente do Cuidado se apresentaram à comunidade educativa e trouxeram um pouco de como será sua atuação. A Comissão é composta pela Orientadora Educacional Márcia Schivitz, a Assistente Social Josiane Sturmer, o jesuíta Antônio Anderson Rabelo Costa, o Orientador de Convivência Escolar do 7º Ano Cassiano Oberosler da Silva, o Orientador de Convivência Escolar da Educação Infantil Guilherme Haro e a Orientadora Educacional da Educação Infantil Rosanita Moschini Vargas.

Segundo a coordenadora da Comissão, Marcia Schivitz, a Política é um documento que faz refletir, orienta, inspira e reforça a cultura da solidariedade e do cuidado ao reafirmar o dever da comunidade educativa de agir com segurança e responsabilidade na condução da educação de crianças e adolescentes, protegendo-os e garantindo sua integridade como expressa os Direitos Humanos. Destaca ainda que uma instituição da Companhia de Jesus deve ser um espaço de relações saudáveis, respeitosas e de crescimento, livre de qualquer forma de abuso. “É importante estarmos abertos e em diálogo para que a proteção e o cuidado consigo e com o outro seja cada vez mais cultivada. Nosso trabalho será o de implementar espaços de escuta, reflexão e orientação, promovendo momentos formativos para toda a comunidade anchietana.  Agradeço este desafio de implementar, no Colégio Anchieta, uma política tão clara, humanizadora e cristã que promove a proteção e o cuidado”, comemora.

Ela ainda aproveita para convidar a comunidade para ler o texto do Papa Francisco publicado no Dia Mundial da Paz: A cultura do cuidado como percurso de paz.

Colaboradores participam de formação sobre a Política

Na tarde desta quarta-feira, 14, os colaboradores dos setores de segurança e serviços gerais participaram de um momento de formação sobre a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente no Auditório 1 do Colégio.

Na ocasião, os componentes da Comissão Permanente do Cuidado se apresentaram, falaram sobre o documento e sobre suas atribuições. Também ressaltaram a importância de todos se responsabilizarem pelo cuidado no ambiente escolar.

Quer saber mais sobre essa política? Acesse o documento aqui.