Recepção das crianças é resultado de trabalho extenso e realizado por equipe multidisciplinar, buscando garantir o retorno com segurança para todos

O Colégio Anchieta retomou, nesta segunda-feira (19), as atividades presenciais recebendo as crianças da Educação Infantil. A acolhida dos alunos é mais uma etapa de extenso trabalho envolvendo equipe multidisciplinar, que preparou as condições necessárias para o retorno das aulas presenciais, suspensas em março, devido à pandemia. O Ensino Fundamental I e a 3ª Série do Ensino Médio têm previsão de voltar dia 26 de outubro, enquanto Ensino Fundamental II e Ensino Médio (1ª e 2ª Séries) estão planejados para 3 de novembro.

“Unidos, trabalhamos para buscar um ambiente seguro e acolhedor para nossos alunos, professores e colaboradores. O momento do retorno presencial chegou, e estamos preparados para esta importante etapa da nossa história de 130 anos. Rogamos a Deus, por intercessão de São José de Anchieta, que continue a olhar por nós e nos dê coragem para seguir cumprindo nossa missão”, destaca o diretor-geral do Colégio Anchieta, Pe. Jorge Álvaro Knapp.

Na semana passada, entre os dias 14 e 16 de outubro, foi realizado o processo de ambientação das crianças da Educação Infantil. “Os alunos fizeram a entrada, foram até a sala para reconhecer o ambiente e a nova configuração, passaram pelos espaços, transitaram pelos corredores, foram aos pátios. Tudo com o intuito de se ambientarem, para que não houvesse impacto no início da aula propriamente dita”, explica a professora Tatiane Ayala Waldow, coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Nesta segunda-feira, os mesmos cuidados adotados na adaptação foram repetidos pelos alunos, professores e colaboradores. Além do uso da máscara, do álcool 70% e do distanciamento, as crianças trocaram o calçado por uma meia para circular no ambiente interno, deixaram a mochila pendurada do lado de fora da sala. E cada aluno tem seu kit individual de materiais como lápis de cor, canetinha, lápis de escrever, apontador e giz de cera. A garrafa de água também é de uso individual. “Foi um momento bem significativo. Agora, na volta, vamos dar continuidade às atividades com essa configuração diferente. Eles se sentiram muito felizes de poder retornar aos seus espaços de aprendizagem”, observa a coordenadora.

Uma série de ações foi desenvolvida nos meses que antecederam o retorno presencial. O grupo de trabalho preparou as dimensões acadêmica, estrutural, sanitária, comunicacional e dos protocolos para atendimento presencial no Colégio Anchieta. A equipe de consultoria do Hospital Moinhos de Vento foi contratada e elaborou um diagnóstico. As ações foram embasadas na Portaria Conjunta da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual da Educação nº 01/2020, com apoio da Escola de Saúde da Unisinos.

Na semana passada, foi realizada a live “Retorno Controlado: compromisso da família e da escola”, com Dr. Paulo Gewehr, infectologista e coordenador médico da consultoria do Hospital Moinhos de Vento. O especialista abordou aspectos importantes para a retomada das atividades presenciais. Também na frente de Comunicação, foram disponibilizadas cartilhas informativas para toda a comunidade anchietana. O Colégio produziu um vídeo no qual detalha, de forma didática e informativa, as adaptações que foram feitas no campus, como a sinalização especial, entre outras mudanças.

O processo envolveu ainda a capacitação dos colaboradores para atuar diante das novas regras de convivência no ambiente escolar e a organização das atividades acadêmicas. A preparação também incluiu encontros promovidos pelo GT Acolhida (membros do Serviço de Orientação Educacional e Recursos Humanos) para trabalhar as emoções e organizar a volta do atendimento presencial. A percepção e o sentimento das famílias sobre este momento foram consultados por meio de duas pesquisas de opinião. E reuniões de pais com as Equipes de Ano/Série buscaram esclarecer as principais dúvidas a respeito do retorno controlado presencial.