Para os alunos do 1º Ano, a amizade pode ser definida como “ajudar o outro”, “respeitar todos” e até mesmo “ensinar os amigos”. A reflexão sobre a boa convivência no ambiente escolar faz parte da programação especial de atividades realizadas com os alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I na semana passada.

Professores e Orientadoras Educacionais desenvolveram a temática junto aos alunos, a partir da reflexão sobre atitudes de respeito, sentimentos, a importância de falar e ouvir opiniões diferentes, a importância da integração de diferentes faixas etárias no convívio escolar e a valorização de atitudes positivas em relação ao outro e ao grupo de convivência.

“Os alunos estão percebendo-se como construtores da paz através de atitudes que promovam a boa convivência, o  respeito às  diferenças e a valorização de todos no convívio escolar, reafirmando os princípios da Educação Jesuíta, tendo como objetivo a formação integral”, explica a Orientadora Educacional do 4º e 5º Ano, Márcia Schivitz.

No 1º Ano, a Orientadora Educacional Luciane Santos utilizou o livro O coelho sem orelhas para abordar o tema com os alunos. Na história, o coelho passa por diversas situações em que a sua diferença é apontada pelos outros, sem nunca se abalar com isso, e ao final faz um grande amigo: o pintinho com orelhas. “No 1º Ano, as crianças estão aprendendo a se relacionar, então os valores são trabalhados diariamente pelas professoras em sala de aula, com foco na amizade e nas boas atitudes juntos aos colegas”, complementa Luciane.

Quem passar pelo corredor do 4º Ano, encontrará uma caixinha com mensagens do bem. A produção dos bilhetinhos cheios de positividade ficaram por conta dos alunos que trabalham com o Livro das Coisas para Guardar e também faz parte das atividades propostas para esta semana.

O trabalho culmina com a pintura de telas, retratando atitudes do bem, identificadas e vivenciadas por eles no ambiente escolar. Após a produção dos alunos, o material fará parte de uma exposição no hall do Prédio A, aberta à comunidade anchietana.

Confira um pouco do trabalho realizado com os alunos do 1º ao 5º Ano: