Desde o mês de março, os estudantes da 3ª Série do Novo Ensino Médio têm vivenciado as Jornadas de Aprendizagem, um projeto inovador que irá transformar a preparação dos discentes para os vestibulares e o ENEM ao longo do ano.

A promoção das atividades tem como objetivo fortalecer a cultura de estudos e auxiliar os alunos e alunas concluintes nessa importante fase da vida, que reúne muitos desafios acadêmicos. “É um ano de fechamento em todos os componentes curriculares, no qual a gente está finalizando os aprendizados”, explica a orientadora de convivência escolar da 3ª Série, Daniela Rodrigues.

Com grandes aulas executadas pensando nas áreas de conhecimento, docentes fazem a retomada dos conteúdos trabalhados em sala de aula, recorrendo à resolução de problemas no formato ENEM e vestibulares para garantir uma sistematização do que já foi apresentado aos estudantes. Para isso, cada jornada aborda uma área de conhecimento diferente, Linguagens, Códigos e Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, e é ministrada por seus respectivos professores.

A primeira Jornada de Aprendizagem, que teve como foco a Redação, foi marcada pela apresentação do projeto e reflexões sobre o momento de transição que os estudantes concluintes estão vivendo. Nessa perspectiva, também foi assunto a proatividade necessária para que o aluno se mantenha estimulado a buscar o resultado esperado. “Passa por cada um de nós o quanto nós vamos nos dedicar e vamos aproveitar as oportunidades”, destacou Isabel Tremarin, coordenadora de orientação educacional da 3ª Série, referindo-se à importância de valorizar o conhecimento de professores, as aulas ministradas e a estrutura de ponta que é disponibilizada aos estudantes do Colégio Anchieta.