Escolinhas

As Escolinhas Esportivas oportunizam aos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental o contato com os fundamentos conceituais, com os aspectos táticos e com as regras de cada modalidade. Proporcionam situações que promovem a integração para o bom desempenho pessoal e coletivo nos jogos e nas atividades das equipes. Propiciam encontros com escolinhas de outras instituições para a prática de jogos amistosos.

Escolinha de Voleibol

O voleibol no Colégio Anchieta, da sua iniciação – escolinha esportiva – até o treinamento de seleções, em todos os níveis, objetiva desenvolver competências e habilidades considerando o desenvolvimento da pessoa toda. Trabalha com a técnica, com os fundamentos individuais e coletivos, com as ações coordenativas motoras, com a tomada de decisão, entre outros, levando em conta as situações e a presença dos companheiros dentro da quadra e como as habilidades desenvolvidas podem ser úteis nessa interação. Desenvolve o trabalho em equipe de forma cooperativa, em que cada atleta torna-se consciente de sua função e de suas atribuições dentro do jogo para o melhor desempenho da equipe.

Escolinha de Judô

O judô é uma modalidade esportiva recomendada desde 2013 pela Unesco, sendo considerado um esporte educativo por excelência, que permite à criança expressar-se plenamente no contexto lúdico, canalizando sua energia e reforçando seu caráter. Por meio da prática recorrente deste esporte, podem-se alcançar benefícios no desempenho escolar dos estudantes, na medida em que, por meio dos princípios e exercícios motores, desperta o sentido de participação, respeito e concentração, essenciais para o sucesso do processo de ensino aprendizagem.

Escolinha de Handebol

O handebol é um esporte coletivo que pertence ao grupo dos esportes de invasão. No Colégio Anchieta, as aulas têm por objetivo propiciar momentos de aprendizagem dos fundamentos e das técnicas próprias do esporte, de diversão, de cooperação, de competição saudável e de desenvolvimento de habilidades motoras, de ações de jogo e de valores humanos. Em um jogo com intensa interação com a bola, as crianças, os adolescentes e os jovens praticantes deste esporte aprendem com entusiasmo e empenho, potencializando a concentração, a memória, a tomada de decisão e o espírito de liderança, auxiliando no desempenho acadêmico.

Escolinha de Ginástica Rítmica

Proporciona conhecer e desenvolver os movimentos básicos da Ginástica Rítmica de forma individual e coletiva, identificando potencialidades e limites corporais, respeitando as diferenças e promovendo autonomia das estudantes. Trabalha os elementos básicos (arco, bola, corda, fita e maça) e a execução de movimentos no solo.

Escolinha de Ginástica Artística

Proporciona conhecer e desenvolver os movimentos básicos da Ginástica Artística, de forma individual e coletiva, identificando potencialidades e limites corporais, respeitando as diferenças e promovendo a autonomia das estudantes. São explorados movimentos que exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio. Trabalha com aparelhos como trave, barra fixa, mesa e com a execução de movimentos no solo.

Escolinha de Futsal

O futsal no Colégio Anchieta é ofertado nas modalidades de escolinhas e de treinamentos. Tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades específicas do esporte de forma individual e coletiva. As aulas oportunizam a aprendizagem dos fundamentos e da técnica, além de desenvolverem as habilidades motoras, a integração, a cooperação e a participação em eventos de competição esportiva.

Escolinha de Futebol

O futebol no Colégio Anchieta é ofertado nas modalidades de escolinhas e de treinamentos. Tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades específicas do esporte de forma individual e coletiva. As aulas oportunizam a aprendizagem dos fundamentos e da técnica, além de desenvolverem as habilidades motoras, a integração, a cooperação e a participação em eventos de competição esportiva.

Escolinha de Basquetebol