Na segunda-feira, dia 13, representantes da comunidade anchietana reuniram-se no Auditório 1 para construírem o conceito de qualidade da aprendizagem do Colégio Anchieta de forma colaborativa e em alinhamento com a construção dos projetos do Planejamento Estratégico 2023/2025. A reunião contou com a presença da Direção, dos Coordenadores Administrativos das Unidades de Ensino, dos jesuítas, das Equipes dos Serviços Acadêmicos – SOCE, SOP, SOE e SOREP – , da Equipe de Formação Complementar, de representantes da APM, das Mães Referência, do GEA e de colaboradores convidados.

A concepção da educação jesuíta tem como base os Exercícios Espirituais e os diversos documentos sobre o apostolado educacional da Pedagogia da Companhia de Jesus. O Projeto Educativo se constitui em princípios e valores inacianos e em uma cultura institucional e prática de gestão colaborativa. A reunião promoveu a reflexão sobre o conceito de qualidade a partir dos últimos documentos da educação jesuíta e da missão educativa de hoje.

 “Que anchietanos nós queremos formar? Que futuro nós queremos para eles?”, refletiu o Diretor-geral, Pe. Jorge Álvaro Knapp, SJ, durante a sua fala de acolhimento. Questionou, também, que colégio jesuíta o mundo de hoje precisa. A comunidade ingressou na pauta do dia, apresentada pela Coordenadora do Sistema de Qualidade de Gestão Escolar (SQGE) do Colégio Anchieta, Isabel Tremarim.

Sabendo que os atributos de qualidade educativa são constituídos de um modo de ser, um modo de proceder e um modo de examinar, os representantes da comunidade foram divididos em sete grupos e convidados a compartilharem suas ideias e desejos individuais para a qualidade educativa para o colégio. Em um segundo momento, os grupos precisaram chegar a um consenso sobre o conceito de qualidade educativa, que depois foi apresentado ao grande grupo em uma plenária.

Juntos, jesuítas, docentes, colaboradores administrativos, estudantes e pais constituirão um Grupo de Trabalho (GT) que ficará responsável por redigir as ideias da construção do conceito de qualidade e apresentá-las à comunidade geral em um novo encontro, a ser realizado no mês de abril.