Como parte da programação da II Semana de Prevenção ao Bullying e ao Cyberbullying, que ocorre entre os dias 7 e 11 de abril, o Serviço de Orientação Educacional realizou na manhã desta quarta-feira (09), uma palestra junto aos estudantes do 2º Ano do Ensino Médio paro orientá-los sobre a prevenção e quais as formas corretas sobre o enfrentamento ao bullying e ao cyberbullying.

A partir de um momento de conversa, a psicóloga e perita no Ministério Público, Dra. Ana Paula Schmidt Lourenço; o professor e mestre em Sociologia, Pablo Fernandes Costa, que também ministra aulas de Sociologia para os estudantes do Colégio Anchieta; e o jesuíta Higor Jesus de Lima abordaram o assunto a fim de promover uma discussão sobre quais ações configuram bullying e incentivando a reflexão crítica sobre o tema.

Trazendo o tema “A educação como formação humana, uma busca pela superação da violência”, o jesuíta Higor, convidou os estudantes para uma reflexão sobre como superar o bullying, tendo como inspiração Jesus, por seu gênero, origem e ensinamentos. O jesuíta também falou sobre a importância dos valores ensinados no Colégio Anchieta e que permeiam a construção de um ser humano consciente, competente, compassivo e comprometido com a Casa Comum e com a sociedade.

Já o professor Pablo, abordou o assunto “Palavras que ferem, atitudes que transformam: o olhar sociológico sobre o bullying”, além de dados sobre a cultura da violência obtidos por meio do Anuário de Segurança Pública de 2024 e como a sociedade moldou-se a uma cultura de dissociação de gêneros ao longo dos anos. A psicóloga Ana Schmidt Lorenço compartilhou junto aos alunos o tema “Aspectos psicológicos nas dinâmicas do bullying – entender para prevenir e enfrentar”, além da importância do conhecimento e leitura da lei 14.811/2024, a qual criminaliza o bullying e o cyberbullying no Brasil. A psicóloga também salientou que aspectos verbais, físicos e a intencionalidade fazem parte do processo de identificação da intimidação sistemática.

Ao final do encontro, os estudantes realizaram perguntas aos convidados e, encaminhados às salas de aulas, elaboraram propostas de intervenção sobre os temas abordados.