No Colégio Anchieta, a linguagem digital é vivenciada desde os primeiros anos escolares de forma lúdica, criativa e intencional. Com o apoio de recursos tecnológicos especialmente pensados para as crianças de três a cinco anos, as experiências promovem o desenvolvimento do pensamento computacional, da autonomia, da coordenação motora e da compreensão do mundo digital.
Segundo a Base Nacional Curricular Comum, os estudantes devem ter contato com a tecnologia, que se transforma em um elo para novas aprendizagens, para a expressão da criatividade e na preparação para um mundo em constante transformação. E, na Educação Infantil, a linguagem digital auxilia no desenvolvimento de habilidades ligadas a um uso consciente, crítico e criativo da tecnologia, que evolui conforme a idade, o nível de autonomia e a complexidade das aprendizagens. Com a aquisição 24 novos dispositivos de alta tecnologia, os estudantes da Educação Infantil participam de aulas semanais que ocorrem em um ambiente multidisciplinar, equipado com ferramentas como notebooks híbridos, com funções de tablet e touchscreen, mini mouses, mesa de luz, lousa interativa, caneta 3D, robôs, retroprojetor e câmeras digitais. A professora de linguagem digital da Educação Infantil, Larissa Justin, enfatiza que “as aulas promovem o contato das crianças com uma variedade de recursos tecnológicos, bem como softwares educativos, linguagens de programação, robótica educacional e ambientes digitais interativos. Essa vivência contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando habilidades cognitivas, criativas e sociais.”
Entretanto, o ensino da tecnologia não se limita apenas ao uso de dispositivos eletrônicos, mas envolve a compreensão do mundo digital, o letramento digital, o pensamento computacional, a cultura digital, a programação e a resolução de problemas. E essas ferramentas são integradas de maneira pedagógica a propostas que envolvem atividades maker com blocos, jogos educativos, programação simples e experimentações que despertam a curiosidade e o raciocínio lógico. Na Educação Infantil do Colégio Anchieta, a tecnologia é tratada como uma linguagem a ser explorada e integrada ao cotidiano das crianças, ampliando suas possibilidades de expressão e descoberta. Assim, os estudantes são convidados a investigar, criar, comunicar e colaborar por meio de experiências que despertam a curiosidade e favorecem a interação com o mundo ao seu redor. Ainda, segundo a professora, “além de fomentar o raciocínio lógico e a resolução de problemas por meio de atividades de programação, as aulas também constroem competências digitais essenciais, como a alfabetização midiática, a navegação segura na internet, o pensamento computacional e a consciência crítica sobre o uso das tecnologias na sociedade contemporânea”.
Em tempos em que os dispositivos digitais fazem parte do cotidiano das famílias e do ambiente de trabalho dos adultos, oferecer uma vivência orientada e consciente desde a infância é também um compromisso com o uso ético e responsável da tecnologia. Mais do que ensinar a manuseá-las, o objetivo é permitir que as crianças explorem diferentes formas de linguagem, ampliem seu repertório e desenvolvam habilidades fundamentais para a formação integral.