A exposição “Gente que adia o fim do mundo” é uma mostra de fotos e entrevistas feitas pelos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio com pessoas inspiradoras que contribuem, ao seu modo, para “adiar o fim do mundo”.
O título, provocativo, é uma referência à obra “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, escritor indígena brasileiro que a 2ª série do Ensino Médio leu durante as aulas de Projeto de Vida.
O objetivo da exposição é ilustrar como, na prática, pessoas comuns agem com cuidado pela nossa Casa Comum, a Terra, e as muitas outras “casas”, como diz a Encíclica Laudato Si do Papa Francisco: nosso corpo, nosso espírito, nossa escola, nossa cidade. A interdependência entre esses diferentes níveis de cuidado é resumida pelo conceito de Ecologia Integral.
A exposição é acompanhada de instalações interativas com materiais reaproveitados, cujos projetos foram desenvolvidos nas aulas de Filosofia da Arte. As entrevistas foram traduzidas para o Inglês nas aulas de Cidadania Global.
Todo esse esforço marca a Campanha da Fraternidade da CNBB deste ano, cujo lema é Fraternidade e Ecologia Integral.