Professor do Colégio Anchieta vence prêmio nacional com projeto de realidade virtual sobre as Missões Jesuíticas
Dissertação do docente Renato Martins Júnior, conduzida com participação de alunos do Colégio Anchieta, foi eleita a melhor no SVR 2025
O professor Renato Martins Júnior, do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, recebeu o prêmio de melhor dissertação no Simpósio sobre Realidade Virtual e Aumentada (SVR) 2025, o principal simpósio acadêmico de realidade virtual do país, realizado em Salvador (BA). O estudo, desenvolvido no mestrado em Computação Aplicada da Unisinos, criou uma experiência imersiva em realidade virtual para ensinar a história das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul a partir do cotidiano dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
O trabalho nasceu a partir de uma visita de Renato às ruínas da região das Missões e de um projeto de pesquisa que contou com o apoio do Colégio Anchieta para a execução. A que possibilitou a execução do experimento com 130 crianças do Ensino Fundamental I, bem como flexibilização e incentivo institucional durante o processo de pesquisa. “A estrutura que o Colégio me deu foi decisiva. Foi ali que a pesquisa pôde existir de verdade”, afirma o professor, responsável pela disciplina de Pensamento Computacional do 6º ano ao Ensino Médio e tem longa trajetória na comunidade escolar.
A dissertação reconstrói em realidade virtual o auge da Missão de São Miguel do século XVII ao XVIII, período em que o aldeamento chegou a reunir cerca de sete mil indígenas. Na imersão, os estudantes têm acesso a uma experiência guiada em primeira pessoa. A narrativa é conduzida por uma personagem adolescente que apresenta construções, costumes e léxico guarani, com linguagem acessível ao público infantil. A proposta não substitui o ensino tradicional, mas o expande, tornando concreto o que antes era abstrato ou difícil de imaginar a partir de textos, imagens ou maquetes.
O desenvolvimento do ambiente virtual foi realizado em parceria com equipes de pós-graduação em Computação Aplicada e de graduação em Jogos Digitais da Unisinos, incluindo estudantes de iniciação científica. O projeto já havia sido mencionado em edições anteriores do evento e, em 2025, retornou em sua versão completa, conquistando o reconhecimento nacional. Além do prêmio no SVR, o trabalho também gerou nova publicação no SBGames – maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital –, a partir do artigo sobre a construção do software educacional.