Neste ano de comemoração dos 135 anos do Colégio Anchieta, o Show Musical Anchieta — que há 59 anos cultiva com excelência a arte da música e da dança — recebeu um convite especial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) para colaborar na montagem da peça Os Saltimbancos, do musical infantil I Musicanti, inspirado no conto “Os músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. A obra apresenta música de Luiz Enriquez, letra de Sérgio Bardotti e versão brasileira de Chico Buarque de Holanda.
Reafirmando o compromisso do Show Musical com a formação artística e cultural dos estudantes, o convite foi celebrado pela direção do Colégio Anchieta, prontamente aceito pela equipe e com igual entusiasmo por 30 integrantes do Show Musical Anchieta. Eles se somaram a pelo menos 40 participantes dos Coros Infantojuvenil e Jovem da OSPA, formando um grande coro com mais de 70 jovens cantores.
O grupo foi preparado ao longo de dois meses de intensos ensaios pelos professores da OSPA — Cosmas Grieneisen (regência), Carolina Braga (canto) e Érico Bezerra (piano) — em conjunto com Rafael Bueno, coordenador e regente do Show Musical.
O concerto, realizado no último dia 11 de outubro, na Casa da OSPA, em Porto Alegre, teve uma procura tão grande por parte do público que a única sessão inicialmente prevista foi ampliada para duas apresentações, às 14h30min e às 17h. Ambas tiveram seus ingressos esgotados em tempo recorde, demonstrando o entusiasmo do público com essa iniciativa inédita.
Conduzidos pelo Maestro Manfredo Schmiedt, diretor artístico da OSPA, e acompanhados pelos músicos da orquestra, os estudantes — em conjunto com os solistas Daniel Schilling (Jumento), João Boff (Cachorro), Pablo Pinho (Galinha) e Maitê Ely (Gata) — protagonizaram um espetáculo em homenagem às crianças, que emocionou o público e reafirmou o poder transformador da arte na educação.
Essa união entre o Show Musical e os coros da OSPA representou não apenas uma parceria artística, mas também um gesto de reconhecimento da trajetória formativa e cultural que o Colégio Anchieta promove há quase seis décadas, ao valorizar a expressão corporal, musical e cênica como caminhos de humanização e beleza — vivenciados intensamente desde a fundação do conjunto, em consonância com a filosofia educacional da Companhia de Jesus.
Segundo Rafael Bueno, “essa colaboração foi uma experiência ímpar para todos os envolvidos, especialmente para os jovens cantores, que tiveram a oportunidade de crescer musicalmente e expandir seus horizontes ao lado de outros coros e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre”.
O evento celebrou a infância com arte, cultura e integração entre instituições que valorizam a formação musical e o desenvolvimento humano por meio da música.
O Colégio Anchieta e o Show Musical Anchieta agradecem à OSPA, aos professores envolvidos, às famílias, aos estudantes e a todos que prestigiaram esse momento inesquecível. Que novas parcerias continuem fortalecendo a educação por meio da arte.