No Infantil B do Colégio Anchieta, o eixo norteador das práticas pedagógicas deste semestre foi a identidade. Desde setembro, durante as English classes e nos períodos de codocência, as crianças participaram de propostas que ampliaram a compreensão sobre quem são e, ao mesmo tempo, sobre a diversidade cultural presente no mundo. A partir da reflexão sobre a própria cultura gaúcha, descobriram sobre celebrações pelo mundo (Celebrations around the world), brincaram com jogos típicos de outros países (Games around the world) e visitaram o museu do colégio para conhecer curiosidades sobre animais do Rio Grande do Sul (Museum visit). Eles também pesquisaram, com suas famílias, informações relevantes sobre um país de sua escolha e, em sala de aula, compartilharam com os colegas um lanche típico de tal lugar (Special snack).
Dentre as curiosidades dos países, conheceram as bandeiras a partir de pesquisas e jogos de quebra-cabeças, e cada turma, coletivamente, confeccionou uma bandeira escolhida pela turma (Flags around the world). Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer danças típicas de outros países e aventuraram-se em dançá-las (Dances around the world) e, como encerramento, a fim de celebrar esta diversidade entre culturas no mundo, participaram de uma festa chamada “Countries celebration” desfilando, dançando e brincando!
Estas estratégias fazem parte do trabalho do Currículo Bilíngue Integrado, que na Educação Infantil é realizado diariamente desde 2021, vislumbrando o uso da língua adicional, destacando a participação ativa e efetiva dos alunos em seu processo de aprendizagem numa perspectiva intercultural e de cidadania global. O projeto culminou na “Countries Celebration”, uma festa que reuniu música, dança, desfile e muita alegria para celebrar a riqueza da diversidade cultural. A proposta promove o uso significativo da língua adicional desde a infância e valoriza a participação ativa das crianças em processos de aprendizagem que desenvolvem uma visão intercultural e de cidadania global.
Mais do que aprender sobre países, bandeiras e costumes, o Infantil B descobriu que conhecer o outro é também uma forma de conhecer a si mesmo — e de construir a própria identidade.


















