A avaliação não deve ser vista como um ato isolado, mas sim integrada a um aspecto mais amplo que influencia de uma forma ou de outra toda a ação educativa. Essa avaliação contempla, na sua essência, tanto a dimensão cognitiva (intelectual) quanto as dimensões socioemocional e a espiritual-religiosa do educando e, como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, torna-se redimensionadora da ação pedagógica, caracterizando-se assim, como diagnóstica, processual, formativa e contínua.
Durante o ano de 2017, o Colégio Anchieta voltou-se, num processo reflexivo, sobre seu sistema de avaliação, buscando aprimorar o seu modo de avaliar. O resultado dessa caminhada realizada ficou firmado no modelo abaixo apresentado:
Avaliação da Aprendizagem
O modelo de avaliação do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio divide o ano letivo em três trimestres e expressa os resultados por um sistema de notas numéricas (0 a 10). Cada trimestre é planejado a partir de um encadeamento lógico de objetivos de avaliação que contemplem as dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.
Estes objetivos são avaliados em três blocos dentro de cada trimestre: Parcial 1, Parcial 2 e Acompanhamento Processual Contínuo (APC), assim distribuídos:
Cada Avaliação Parcial tem seus objetivos específicos, sendo o mínimo para aprovação 60% em cada Parcial, a qual pode ser constituída por diferentes instrumentos avaliativos e envolver um ou mais objetivos, correspondentes ao que foi trabalhado no trimestre até aquele momento, contemplando os conceitos e conteúdos centrais desenvolvidos.
O Acompanhamento Processual Contínuo (APC) corresponde a atividades diversificadas realizadas ao longo do trimestre pelos alunos. O APC apresenta uma ênfase na dimensão cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, ampliando e dando maior visibilidade ao olhar do professor em direção a uma avaliação integral e trazendo critérios objetivos para a mensuração dos resultados em aspectos como pontualidade, participação, responsabilidade e interesse dos alunos.
Em termos de sua inserção no sistema de avaliação, ressalte-se que:
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O APC pode ser constituído por diferentes instrumentos avaliativos e vale até um ponto, sendo agregado à média obtida pelo aluno no trimestre quando atingido o mínimo de 60% (nota 6).
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O APC não será recuperado, constituindo-se como uma nota atribuída aos alunos por seu envolvimento, comprometimento e participação no processo.