“Temos que chamar o amigo para brincar quanto está sozinho”, sugere um aluno. “Não excluir ninguém”, afirma outro. “Não importa se ele é alto, baixo, isso não faz diferença”, pondera uma terceira. As falas demonstram o quanto os alunos da turma 25 têm aprendido sobre o combate ao bullying, assim como todos os alunos do 2º Ano que estão trabalhando essa temática ao longo do semestre e especialmente nessa semana.

De acordo com a Orientadora Educacional do 2º Ano, Helenara Diogo, o trabalho sobre bullying faz parte de todo o segmento até o 5º Ano. Ela explica que no 2º Ano esse estudo é realizado em três etapas: a primeira aconteceu na exposição Atitudes do Bem no Colégio Anchieta, em maio; a segunda envolveu disciplinas como Língua Inglesa, Linguagem Digital, Educação Física e Música, além do encontro com a própria orientadora; e a terceira está programada para acontecer em outubro. “Nosso objetivo é associar o aspecto lúdico, trazendo reflexão para eles em um nível mais profundo”, explica Helenara.

Durante essa conversa com a orientadora, os alunos estudam o bullying a partir de suas características, dos tipos e das leis existentes em âmbito municipal, estadual e nacional em relação ao combate a essa prática. Por meio da representação, os alunos identificam situações em que ocorre bullying, que tem como características principais a agressão física ou verbal, a intencionalidade e ser repetitivo. “Também envolvemos as famílias e fazemos uma abordagem socioemocional, identificando as emoções básicas junto com os alunos”, completa Helenara.