“O que eu achei mais importante foi saber que as pessoas que sofrem bullying desenvolvem ansiedade e depressão”, comenta uma aluna. Outro diz que devemos sempre nos colocar no lugar do outro e cuidar as brincadeiras que podem magoar o colega. Essas foram algumas das reflexões dos alunos do 3º Ano após o trabalho realizado com a Orientadora Educacional Eliane Nunes sobre o bullying.

Eliane explica que a temática é desenvolvida com os alunos de todo o Ensino Fundamental I. No 3º Ano, se trabalha o que é, de fato, o bullying, ressaltando a importância da diferenciação entre conflito, briga e bullying. “O trabalho proporciona aos alunos a compreensão das atitudes de boa convivência, cidadania, educação para paz e valorização da vida”, conta.

A Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática também foi abordada em aula, destacando as consequências de quem pratica o bullying. Eliane explica que os alunos também tiveram a tarefa de ler junto com os pais sobre a lei. “A família também participou da reflexão, fortalecendo a ideia que as crianças podem contar com seus pais caso sofra alguma situação que a magoe ou constranja”, ressaltou.

O trabalho também se estendeu às aulas de Linguagem Digital junto com a professora Vanessa Líbio que desenvolveu atividades como jogos e quis sobre o cyberbullying. O que, segundo Eliane, fez toda a diferença no entendimento dos conceitos. “Os alunos conseguiram se apropriar do assunto e conseguiram fazer as diferenciações nas diversas situações”, comemorou.

O trabalho deverá ser retomado durante o mês de outubro, quando se alerta para o Dia Internacional de Combate ao Bullying (20 de outubro).