Na VIII Jornada de Aprendizagem da 3ª Série do Ensino Médio, os estudantes dedicaram um tempo a refletir sobre vocação, profissão e projeto de vida junto àqueles que mais entendem as angústias, os desafios e as alegrias de estar no último ano da educação básica: os antigos alunos recém-egressos do Colégio Anchieta. Ao longo de uma manhã, sob o tema “Projeto de vida: a vida tem muitos caminhos”, os estudantes do “terceirão” ouviram atentamente as experiências pessoais e profissionais compartilhadas por oito anchietanos(as).

Organizada por estudantes representes de turmas e por antigas alunas que compõem a equipe do Espaço Magis Anchieta, a atividade foi realizada dentro da perspectiva do componente curricular Projeto de Vida, parte integrante do currículo base a partir do 9º Ano do Fundamental II até o Ensino Médio, abrangendo diversas áreas do conhecimento humano. “Considerando a complexidade do processo formativo voltado ao desenvolvimento de um projeto de vida, as estratégias formativas partem de reflexões que abrangem as dimensões da vocação e da profissão, enfatizando o ser e o fazer como pressupostos de um sólido projeto de vida”, explica o Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP), Marcio Longhi.

A partir dos relatos inspiradores de suas jornadas pessoais e escolhas profissionais como estudantes e profissionais em áreas tão diversas como psicologia, medicina, ciências da computação, engenharia de produção, direito e administração, os antigos alunos demonstraram que cada fase da vida é importante. Aos estudantes da 3ª Série, ficou a mensagem sobre a importância de aproveitar todas as oportunidades e etapas desses processos, pois cada passo ao longo do caminho contribui significativamente para o crescimento e realização pessoal e profissional.

Para elucidar reflexões levantadas durante a atividade e dar continuidade aos estudos, foi lançado um vídeo especial que destaca o enfoque integral da proposta do Projeto de Vida. Além disso, os estudantes foram apresentados ao espaço digital da disciplina, que servirá como apoio ao componente curricular, possibilitando a sistematização de parte da caminhada formativa e o acompanhamento dos estudantes. A novidade vai potencializar o trabalho realizado no componente curricular ao possibilitar a retomada da memória do processo, da reflexão sobre a experiência e do próprio exercício de projetar a vida na perspectiva dos princípios apresentados ao longo da formação.

Saiba mais sobre o Projeto de Vida

Com ênfase nos 5Cs e nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, e conforme o Mapa de Aprendizagens do Colégio Anchieta, o componente curricular Projeto de Vida proporciona uma formação integral aos estudantes. Alinhado aos valores inacianos, o caminho formativo orienta suas escolhas e incentiva o desenvolvimento de competências e habilidades visando não apenas a realização pessoal individual, mas também o impacto social que podem gerar em suas comunidades.

A dinâmica da disciplina estrutura-se a partir de práticas que promovem os estudantes como protagonistas deste processo formativo, encontrando nos orientadores e professores as referências para o acompanhamento na jornada de elaboração do projeto pessoal. Conforme Longhi, “pretende-se que cada um tenha em seu horizonte formativo o desejo e as condições de se tornar uma pessoa consciente, compassiva, competente, criativa e comprometida, almejando ser sempre mais com e para os demais, conforme nos inspira a espiritualidade inaciana”, finaliza.

O Projeto de Vida está sistematizado a partir dos encontros semanais do componente curricular do Projeto de Vida/ERE, bem como dos cursos, retiros e eventos promovidos pelo Colégio e pelo Espaço Magis Anchieta, um projeto de protagonismo juvenil acompanhado pelo SOREP.