Nas aulas de Tecnologia e Arte Digital da professora Joelene Lima, os alunos do 4º Ano são desafiados a produzirem um jogo simples. Antes de eles iniciarem suas práticas como programadores, o Colégio fez parceria com a Unisinos para que pudessem entender como funciona o processo de criação de um jogo. Assim, no mês de maio aconteceram palestras sobre Jogos Digitais com a equipe do Professor Fernando Marson, do Curso de Jogos Digitais da Unisinos – Porto Alegre. Os universitários Joarez Santini e Nicolas Hoffmann explicaram aos alunos do 4º Ano como funciona o trabalho em equipe para criar um jogo e convidaram as turmas para visitar o Atomic Rocket, laboratório de desenvolvimento de Jogos Digitais da Universidade. Lá, os alunos do 4º Ano irão avaliar o game para celular criado pelos universitários, cuja temática é “Os sete povos da Missões”.

De acordo com a professora Joelene, a inserção da programação no currículo escolar auxilia em diversos campos. “O ensino de programação é importante porque estimula a criatividade, a autonomia, desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e desafia com a proposta de trabalho em equipe, habilidades muito valorizadas na nossa sociedade. No caso dos alunos do 4º ano do ensino fundamental a programação de jogos é ensinada de forma contextualizada no estudo das Missões Jesuíticas e se torna uma grande aliada, motivando as crianças para aprender cada vez mais sobre esta temática”, considera.