Alunos do 9º Ano e Ensino Médio participam de Fiesta Mexicana de Día de Muertos
Ao longo de todo mês de outubro, nas aulas de espanhol, os alunos do 9º Ano ao Ensino Médio estudaram as tradições mexicanas. O trabalho iniciou com o filme Coco, animação da Disney/Pixar, vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2018. Depois, refletiram e debateram sobre o tema do filme, estudaram vocabulário específico e as tradições mexicanas.
Nas semanas seguintes, os alunos apresentaram trabalhos sobre diferentes aspectos da cultura mexicana ligados ao filme Coco, culminando com a Fiesta de Día de Muertos, no dia 1º de novembro.
Segundo o que foi estudado, acredita-se que há mais de três mil anos, indígenas da Mesoamérica celebravam a vida de seus antepassados através de rituais. Para eles, a alma dos mortos viajava a outro lugar depois da morte, lugar este chamado de Mictlán ou inframundo. Se pensava, também, que os mortos deviam voltar a alimentar-se junto à família para poder continuar sua existência no Mictlán. Por isso, se fazia um ato de generosidade para com eles, dedicando-lhes oferendas e altares coloridos.
Com a chegada dos espanhóis no século XV, a celebração à morte se miscigenou. De acordo com o calendário católico, instituiu-se o dia 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e 2 de novembro como o Dia dos Mortos. A partir de então no México, país com altíssima população católica (82%), ambas tradições se misturaram e atualmente convivem harmonicamente.
Ao longo de muitos anos, os mexicanos construíram na sua identidade cultural uma visão da morte sem nenhuma conotação negativa, muito pelo contrário, como parte da vida. A vida e a morte se reconhecem e se aceitam, com fé e alegria. Inclusive, a UNESCO, em 2008, declarou esta festa como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Fonte: Profesores de español: Denise Baptista (1ª, 2ª e 3ª Séries), Lucimara Menezes (9º Ano e 1ª Série), Leandro Miranda (9º Ano) y Natalia Nuevo (1ª e 2ª Séries).