Ao longo de todo mês de outubro, nas aulas de espanhol, os alunos do 9º Ano ao Ensino Médio estudaram as tradições mexicanas. O trabalho iniciou com o filme Coco, animação da Disney/Pixar, vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2018. Depois, refletiram e debateram sobre o tema do filme, estudaram vocabulário específico e as tradições mexicanas.

Nas semanas seguintes, os alunos apresentaram trabalhos sobre diferentes aspectos da cultura mexicana ligados ao filme Coco, culminando com a Fiesta de Día de Muertos, no dia 1º de novembro.

Segundo o que foi estudado, acredita-se que há mais de três mil anos, indígenas da Mesoamérica celebravam a vida de seus antepassados através de rituais. Para eles, a alma dos mortos viajava a outro lugar depois da morte, lugar este chamado de Mictlán ou inframundo. Se pensava, também, que os mortos deviam voltar a alimentar-se junto à família para poder continuar sua existência no Mictlán. Por isso, se fazia um ato de generosidade para com eles, dedicando-lhes oferendas e altares coloridos.

Com a chegada dos espanhóis no século XV, a celebração à morte se miscigenou. De acordo com o calendário católico, instituiu-se o dia 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e 2 de novembro como o Dia dos Mortos. A partir de então no México, país com altíssima população católica (82%), ambas tradições se misturaram e atualmente convivem harmonicamente.

Ao longo de muitos anos, os mexicanos construíram na sua identidade cultural uma visão da morte sem nenhuma conotação negativa, muito pelo contrário, como parte da vida. A vida e a morte se reconhecem e se aceitam, com fé e alegria. Inclusive, a UNESCO, em 2008, declarou esta festa como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Fonte: Profesores de español: Denise Baptista (1ª, 2ª e 3ª Séries), Lucimara Menezes (9º Ano e 1ª Série), Leandro Miranda (9º Ano)  y Natalia Nuevo (1ª e 2ª Séries).