Na manhã dessa terça-feira (18), o Colégio Anchieta promoveu um encontro enriquecedor para os alunos do 9º ano. Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma conversa com o advogado João Paulo Forster, antigo aluno e pai de dois filhos que estudam na instituição.

O bate-papo, com o tema “O que eu deveria saber? Visões jurídicas sobre comportamentos escolares”, faz parte do Projeto Cidadania – Passos singulares para uma caminhada coletiva – abordou assuntos essenciais relacionados a deveres e responsabilidades civis no ambiente escolar, estimulando reflexões sobre condutas, liberdades, direitos e consequências das ações individuais.

No início da conversa, o advogado instigou os alunos a respeito do conceito de Direito e liberdade, bem como explanou sobre a estrutura jurídica de um ordenamento. Em seguida, explicou as esferas das consequências – cível, criminal e administrativa – e os tipos de danos.

Além disso, durante a conversa, foram discutidos assuntos como bullying, uso das redes sociais, porte de objetos inadequados, privacidade de dados e inteligência artificial. De forma dinâmica e interativa, João Paulo destacou a importância da consciência e do respeito no dia a dia escolar, enfatizando que “ter liberdade e direitos implica assumir a responsabilidade pelos próprios atos”.

A iniciativa visa ampliar a compreensão dos estudantes sobre seus deveres e incentivar atitudes mais responsáveis e éticas tanto no ambiente escolar quanto na sociedade. Com esse diálogo, o Colégio Anchieta reafirma seu compromisso com a formação cidadã, promovendo espaços de aprendizado e formação integral.