Da Educação Infantil ao Ensino Médio, todos os alunos do Colégio Anchieta tiveram esta semana a oportunidade refletir sobre o papel das mães e celebrar sua importância, expressando das mais diversas formas o carinho e a gratidão por elas doarem sempre o melhor de si aos filhos. Com criatividade e dinamismo, professores de várias disciplinas prepararam conteúdos especiais em razão da data.

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I

Na Educação Infantil, os pequenos ouviram histórias, participaram de jogos digitais e confeccionaram cartões para as mães. Também acompanharam a oração Mãezinha do Céu, gravada por uma criança. No 1° Ano, na aula de Ensino Religioso, os alunos responderam ao questionamento: é possível a gente morar dentro de um coração? E a pergunta levou os estudantes ao coração da mamãe, com diversas reflexões a partir de recursos dinâmicos. Eles também conversaram sobre o coração de Maria, que é enorme e cheio de coisas boas. As mães ainda lancharam com os filhos e receberam um cartão, ao som da música Mãezinha do Céu.

Já no 2º Ano, a história “Mães e filhos de muitos jeitos” motivou o convite à demonstração de carinho de diferentes formas, dança entre mães e filhos e, também, um momento de oração. Os alunos do 3º Ano ouviram a história “Coração de Mãe”, que narra a ligação afetiva, e prepararam uma surpresa para as mamães. A data também motivou conteúdos nas aulas de Música, Língua Inglesa e Educação Física. No domingo, as mães serão convidadas a assistir à história contada pela professora Marcela Rivas.

No 4º Ano, receitas culinárias, danças com as músicas preferidas de mães e filhos, dobraduras, jogos e massagem marcaram as atividades. A partir do tema “Mãe, coração que semeia”, os alunos assistiram a um vídeo de gratidão às mães e a história de Dona Josefina – ela espalhava sementes no trajeto de trem que fazia todos os dias para alegrar a vida e embelezar o caminho de todas as pessoas. Por fim, as mães foram convidadas para um momento de oração.

No 5º Ano, contando com o apoio do SOREP, foram desenvolvidas uma série de atividades. As professoras de Língua Inglesa propuseram que os alunos fizessem um cupom para entregar às mães, garantindo direito a diversas expressões de afeto a serem escolhidas como presente. Na aula de Artes, foi produzida uma embalagem cheia de significados para envolver esse presente de carinho e criatividade. Houve momentos de oração, música, pedidos e agradecimentos. Na aula de Ensino Religioso, os alunos refletiram sobre as boas emoções e aprendizados desta data. Ao som de uma bela música, as mães receberam um abraço de reconhecimento e gratidão.

Do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio

O 6° Ano realizou uma atividade envolvendo a confecção de um coração. Os alunos escreveram uma mensagem e foram convidados a partilhar sua reflexão sobre esse dia. Essa atividade foi registrada em vídeo postado no Moodle. As mães foram convidadas a assistir às imagens. Já os estudantes do 7º Ano produziram um cartão com uma mensagem e a foto da mãe. Elas receberam por e-mail uma mensagem com o um vídeo feito pelo SOREP do respectivo Ano. Quais são as razões que fazem você amar sua mãe? As respostas foram editadas e resultaram em um vídeo de cada turma. No 8º Ano, os alunos também estão produzindo vídeos com a mesma temática. A homenagem de Dia das Mães do 9º Ano foi enviada por e-mail, com um cartão produzido em nome da equipe e dos professores.

Na 1ª Série do Ensino Médio, os estudantes fizeram uma homenagem e uma oração com as mães. Os alunos da 2ª Série compartilharam uma reflexão que foi postada no Moodle, além de entregarem um cartão. Já na 3ª Série, prepararam um belo café da manhã para as mães e as convidaram para participar da homenagem conduzida pela Equipe de Série e seus professores pelo Teams. A interação se deu por meio de falas, vídeo, canto, nuvem de palavras, chat, oração e bênção. As mães receberam um vídeo, denominado “Sementes”, que se constrói como uma mensagem de gratidão dos alunos pela presença amorosa de suas mães nas suas vidas. É uma prece de retribuição, simbólica para todos, pois apresenta cenas filmadas em diferentes espaços do Colégio e foi realizada na turma de um aluno que hoje é professor, mostrando de forma eloquente que a vida é um ciclo contínuo, que precisamos valorizar e celebrar sempre.