No mês de setembro, o Colégio Anchieta iniciou uma nova etapa dentro do Sistema de Qualidade da Gestão Escolar (SQGE), uma proposta da Federação Latinoamericana de Colégios Jesuítas (FLACSI) para qualificar ainda mais o trabalho realizado nas instituições jesuítas. A Etapa de Melhoria tem como meta trabalhar com quatro projetos, estabelecendo planos de aplicação para cada um: Reestruturação do projeto curricular; Acompanhamento das atividades docentes; Formação e avaliação dos Educadores e Ação de Melhoria.

Para dar início ao trabalho e envolver a comunidade acadêmica no processo, o Colégio Anchieta realizou a 2ª Jornada Comunitária, um encontro para apresentar os resultados obtidos pela instituição a partir do processo de Autoavaliação, ocorrido no período de maio a agosto.

Segundo a Coordenadora Interna do Sistema, Isabel Tremarin, o SQGE constitui-se como uma estratégia em rede que, a partir de um ciclo contínuo de avaliação e reflexão, pretende renovar as práticas educativas em prol de um grande objetivo: a formação integral dos alunos. “A partir dos resultados, ressignificamos o que fazemos para buscar a aprendizagem integral”, reitera.

Durante a Jornada Comunitária, os presentes foram convidados a participar das discussões sobre os resultados da Autoavaliação e os planos de melhoria propostos, uma forma de dialogar com a comunidade e proporcionar reflexões em grupo sobre o futuro da instituição.

De acordo com o profissional da FLACSI, Gustavo Cuadra, os profissionais envolvidos na Etapa de Melhoria deverão construir sentido coletivo sobre o desafio de planejar o processo. “O mais importante é verificarmos o quanto crescemos nesse processo. Temos de pensar a melhora e por que queremos realizá-la”, defende.

Os planos de melhora desenvolvidos pelos grupos de profissionais têm um prazo de finalização até o final do ano. As equipes reúnem-se nesse período semanalmente para realizar o trabalho de planejamento e ainda recebem o apoio dos facilitadores que já trabalharam na etapa de Autoavaliação: professora Juliana Heleno, do Colégio Medianeira (Curitiba, PR), e Luís Eduardo Andrade, do Colégio Loyola (Belo Horizonte, MG).