O Colégio Anchieta, de Porto Alegre, figura entre os mais lembrados e preferidos na categoria Ensino Médio Privado da pesquisa Marcas de Quem Decide. Para Inácio Reinehr, diretor administrativo, o resultado reafirma o compromisso da instituição com a sociedade porto-alegrense. “Ficamos muito contentes por mais uma vez receber esse reconhecimento. Continuaremos trabalhando para oferecer educação inovadora, que promove a excelência humana e acadêmica e contribuindo positivamente para a comunidade escolar”, garante Reinehr.

O reconhecimento chega no momento em que o Novo Ensino Médio se consolida. Maria Isabel Merino de Freitas Xavier, orientadora pedagógica do Ensino Médio, comenta o processo de adaptação, iniciado a partir da Lei 13.415 de 2017.

“É muito importante que se saliente que o Novo Ensino Médio está no seu 3º Ano de vigência, mas que esse processo de implantação paulatina foi interrompido pela suspensão do cronograma de implementação por portaria ministerial de 2024. Essa suspensão, no entanto, embora modifique a implementação de eventuais trilhas ou percursos para a 3ª série, manteve a possibilidade de oferta de disciplinas eletivas, que o Colégio Anchieta estabeleceu que seriam componentes a serem cursados no contraturno pelos alunos, complementando sua formação básica”, explica.

A ideia é que a diversificação das ofertas planejadas para os alunos assegure que eles tenham a oportunidade de personalizar o seu currículo a partir de seus interesses pessoais e de se conectar com o desenvolvimento de competências e habilidades para o contexto do século XXI. No conjunto, aparecem uma multiplicidade de eletivas das mais diversas áreas, como Cinema e História, Cinema e Ciência, Gastronomia, Voluntariado, Empreendedorismo Social, Esportes, Práticas e Experimentos Laboratoriais, Teatro, Música, Neurociências, Jogos Digitais, Artes Plásticas, Astronomia, Oficina de Redação, Saúde Coletiva, Discurso Jurídico e Estudos Bilíngues de Psicologia.

No Anchieta, os alunos tem também a oportunidade de optar pelas disciplinas de Lab Tools + Tec Experience oferecidas em parceria com a Unisinos e disponibilizadas em formato online. “Acreditamos que a oportunidade de partilha de nossa experiência pedagógica com a expertise da Universidade constitui-se num percurso extremamente promissor de aprendizagem mútua e colaborativa, com vistas à excelência na preparação dos nossos estudantes diante da complexidade do mundo contemporâneo e a necessidade de sua inserção num mercado de trabalho altamente competitivo e desafiador”, considera.

O Colégio é citado na pesquisa Marcas de Quem Decide desde os anos 2000. De lá para cá tem consolidado sua posição na lembrança e na preferência das lideranças do Rio Grande do Sul.

Fonte: Marcas de Quem Decide