Equipe Titantech conquistou o terceiro melhor tempo na categoria Desempenho de Robô

Após um mês de intensa preparação, um grupo de estudantes do Laboratório de Robótica do Colégio Anchieta conquistou o 3º lugar na categoria Desempenho de Robô da competição internacional Challenge FIRST LEGO League, operacionalizada no Brasil pelo SESI desde 2004 e chamada de Torneio de Robótica do Sesi. Foram mais de 30 competidores na etapa regional do Rio Grande do Sul, com estudantes de 09 a 16 anos, de várias cidades e instituições, assim como equipes de garagem.

Neste ano de 2021/2022, na intitulada Temporada Cargo Connect, os estudantes precisavam reimaginar o sistema de transporte global e explorar diferentes maneiras de melhorar a forma como são acessados e entregues os bens necessários e desejados, tornando todas as comunidades mais conectadas do ponto de vista tecnológico, sustentável, econômico e social. Competições como essa desafiam os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos e a buscarem um conhecimento maior, assim como “colocam os alunos no papel de pensadores, permitem que trabalhem mais em equipe e mostrem que fazem parte do mundo”, explica Tiago Broilo, professor de robótica na Escola de Tecnologias, que integra o programa de formação complementar do Colégio Anchieta.

Durante o torneio de robótica, os participantes aplicam conceitos de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) na criação de projetos de inovação, assim como constroem e programam robôs para completarem as 16 missões. O objetivo final é se divertir, aprender e mostrar a importância dos seus conhecimentos para toda a sociedade. João Paulo Dias Geller, da turma 105, participou da FLL pela quarta e última vez: “Todo ano eu aprendo uma coisa nova graças à pesquisa, sem falar na experiência que é participar de uma equipe. Às vezes dá vontade de desistir, mas sempre vale a pena no fim”, conta o estudante, que no próximo ano já terá mais de 16 anos e, portanto, só poderá participar das competições First Robotics Competition (FRC) e First Tech Challenge (FTC).

Intitulada Cargo Connect, a competição aconteceu de forma virtual

É preciso destacar o tempo de preparo que os anchietanos tiveram para competir. A temporada 2021/2022 é divulgada na primeira quinzena de agosto para o mundo inteiro. Contudo, devido à pandemia, a equipe iniciou os trabalhos duas semanas após o início das aulas, totalizando apenas um mês de treinamento. Treinada pelos professores Tiago Broilo e Sandro Fiorese, a equipe Titantech contou com a participação de dez anchietanos em sua passagem pela competição. Além deles, outros três estudantes integraram a equipe como “anjos”, termo que designa alunos e alunas que ainda não estão familiarizados com a competição e que, por isso, atuam dando suporte aos participantes da equipe. Na próxima temporada, com a saída dos alunos que já têm mais de 16 anos – idade limite para a disputa FLL -, os “anjos” serão promovidos a competidores.

Mesmo com pouco tempo de preparo, “os estudantes tiveram uma preocupação muito grande em relação ao principal meio de transporte utilizado no Brasil, o rodoviário, em que os acidentes provocam vários problemas em nossa logística”, explica o professor Tiago. Ao realizarem uma análise na área de segurança, decidiram avaliar o sistema de atenção dos condutores e desenvolver um relógio com várias funcionalidades que permitiria a telemetria de sinais vitais, a criação de algoritmos para avaliar estes sinais e sistemas de geração de alertas para o motorista. O resultado de todo o esforço, é claro, foi recompensado. O prêmio de 3º lugar no Desempenho do Robô, a terceira maior pontuação de 16 missões, mostra que os estudantes anchietanos conseguiram desenvolver uma boa estratégia, um bom robô e tiveram uma ótima desenvoltura da equipe para, em 2 minutos e 30 segundos, ficarem entre os três melhores.