A Simulação Interna das Nações Unidas (SINU) é um evento tradicional do Colégio São Luís em parceria com o Colégio São Francisco Xavier, ambos de São Paulo e integrantes da Rede Jesuíta de Educação. Nesse ano, o Colégio Anchieta participou da atividade por meio de representantes dos alunos acompanhados do professor Silvio Almeida. O objetivo da SINU é oportunizar aos alunos atuarem como delegados ou jornalistas, representando países na discussão de um tema atual ou histórico em pauta na ONU.

Confira a seguir dos depoimentos dos alunos participantes:

João Tomazelli – Turma 203
“Representando a 2ª Série do EM do Colégio Anchieta, tive a oportunidade de prestigiar um projeto de demasiada importância no cenário acadêmico, cujo aprendizado adquirido prepara os estudantes para além de questões curriculares apenas. Trabalhar a arte do debate, embasado por um profundo estudo dos temas abordados, sustentado em fatos e argumentos verídicos, além de respeitar as diferenças histórico-culturais entre as nações ali presentes, conforme as formalidades que uma reunião diplomática internacional deve apresentar. Em tempos como os que vivemos, é essencial a participação dos jovens nas esferas que direcionam o rumo da sociedade, capazes de transformar o mundo com conhecimento, engajamento e respeito pelos outros. Além disso, essa simulação teve a grandeza de reiterar a união das instituições de ensino membros da Rede Jesuíta de Educação, aproximando alunos de toda o país, dando a cada um deles uma definição do que é ser um cidadão global”.

Rafaela Casten – Turma 101
“Ter participado de uma Simulação Interna das Nações Unidas foi realmente uma oportunidade maravilhosa. Durante três dias tive o prazer de acompanhar de perto mais de 200 alunos do Colégio São Luís, de São Paulo, organizados com o mesmo objetivo: simular uma reunião da ONU e, com isso, debater assuntos atuais, conforme a política interna do país representado, e assuntos históricos. No evento, haviam seis comitês: quatro de debate atual (segurança, petróleo, direitos humanos e comércio), sendo um composto somente por ex-alunos; um de debate histórico (crise dos Balcãs) e um de imprensa. O evento, que já está na sua 10ª edição, mobiliza diversos alunos que começam a se organizar no início do ano. A participação do aluno é voluntária, o que torna o evento mais bonito ainda, pois, apesar de não contar como avaliação, acrescenta ao participante um grande aprendizado e o faz desenvolver habilidade de argumentação. Apesar de todo o estudo que se deve fazer de cada país e do assunto em questão, defender a política interna de um país e ideias diferentes das próprias me parece ser o maior desafio. Porém, por causa disso, o evento acaba mostrando a capacidade de muitos alunos, que muitas vezes não encontram oportunidades para mostrarem seu potencial.
Não faço questão de esconder minha empolgação em poder participar desse evento no próximo ano, no Colégio Anchieta. Porque não vou negar, minha maior dificuldade foi permanecer calada durante os debates, pois minha vontade era de estar participando ativamente.
Acredito que temos alunos muito capacitados para participarem desse evento e de que ele será muito proveitoso para todos.
Deixo meus agradecimentos ao Colégio Anchieta pelo apoio e motivação e ao Colégio São Luis, por toda a receptividade e atenção. Obrigada!”

Carolina Garcia – Turma 95
“Ao falar em SINU, o que me vem à mente é, com certeza, ensinamento. Em três dias, crescer cognitivamente o que, em modo regular, não cresce-se em tão pouco tempo.
Assistir, veja bem, apenas assistir, ao poder de argumentação de alunos do ensino médio, tão parecidos conosco, incitou-nos a vontade de transportar a grandeza desse evento para a comunidade anchietana.
Tomando como exemplo nossos colegas do Colégio São Luís, admiramos seu sucesso na continuidade por 10 anos da Simulação Interna das Nações Unidas e nos espelhamos em seus acertos.
O Colégio Anchieta, com seu lema de ensinar a pensar no futuro, assistirá o crescimento do poder de argumentação, do raciocínio lógico, da percepção e do reconhecimento da realidade em seus alunos, que da SINU em diante se tornarão cidadãos do mundo. Seu objetivo é claramente notado durante os debates: os estudantes, que se transformam em delegados dos países participantes da ONU, desenvolvem a oratória e são desafiados a lidar com situações que vão além do usual. Discutem Economia e Direitos Humanos, representando sua delegação e, por conseguinte, evoluem acadêmica e humanamente, isso porque aprendem geografia política de forma contextualizada e reconhecem a diversidade entre os países do globo.
Tendo em vista a experiência maravilhosa proporcionada a mim pelo Colégio, agradeço pela oportunidade de crescimento e por poder transmiti-la aos meus colegas”.