Tradicionalmente, os últimos dias do recesso das aulas são de muito trabalho para a comunidade escolar. É nesse momento que, após um merecido descanso, equipes acadêmicas e administrativas reúnem-se para a Jornada Pedagógica, período voltado ao planejamento dos últimos detalhes do ano letivo de 2024.


Planejamento pedagógico

O retorno das Equipes de Ano/Série e professores após o período de férias foi marcado pelo alinhamento de estratégias e metas, visando proporcionar uma experiência educacional integral aos estudantes. Sob a liderança das Coordenações das Unidades, os novos colaboradores foram apresentados, assim como a exposição dos planos de coordenação das unidades, que tem como objetivo orientar as atividades diárias de forma consciente e colaborativa, promovendo excelência educacional.

Além disso, foram delineadas ênfases curriculares para o ano de 2024, como o projeto piloto de Avaliação do Mapa das Aprendizagens no Ensino Fundamental II e a consolidação do Currículo Bilíngue Integrado (CBI). Por fim, destacou-se também o compromisso do Colégio Anchieta com a formação integral dos alunos, incorporando valores como justiça socioambiental e solidariedade, conforme proposto pela Campanha da Fraternidade de 2024.


Formação em Atendimento

Enquanto professores alinhavam estratégias de ensino, os setores administrativos do Colégio passavam por uma importante capacitação para o aprimoramento do atendimento ao público interno e externo. A 2ª edição do encontro, comandado pela instrutora Cristine Schneider da Rocha e promovido em parceria com o Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), resultou nos “10 mandamentos do bom atendimento”, um documento que deve orientar o modo de proceder da Instituição.


Reunião de Formação Geral

Para acolher as equipes administrativas e acadêmicas, na noite do dia 14 de fevereiro, a Direção-Geral promoveu o encontro de cerca de 400 colaboradores em uma Reunião de Formação. Foi uma oportunidade para celebrar e reconhecer a importância de cada pessoa na missão educativa do Colégio Anchieta.

A noite iniciou com o Diretor Acadêmico, Dário Schneider, dando as boas-vindas a todos em um momento de acolhida e de espiritualidade. Em seguida, o Diretor-geral, Pe. Jorge Knapp, SJ, recepcionou os novos e os antigos educadores resgatando a história da Companhia de Jesus no Brasil e no mundo.

Continuando a apresentação do Conselho Diretor, o Diretor Administrativo, Inácio Reinehr, apresentou algumas das novidades e das melhorias na estrutura do Colégio e dos espaços de convivência no Morro do Sabiá, na zona sul de Porto Alegre, e Vila Oliva, em Caxias do Sul, no recesso escolar. Entre elas, a reforma do Portão 5, a construção do elevador do Prédio B e do ginásio de Vila Oliva. Por fim, o Diretor Administrativo também apresentou ao público alguns investimentos e obras futuras em pauta.

Na sequência, o prof. Dário Schneider voltou a falar com o público para apresentar o organograma da instituição e os documentos norteadores do Colégio e da Rede Jesuíta de Educação.

Na continuidade da Reunião de Formação aconteceu a Aula Inaugural promovida pela professora palestrante e especialista em Gestão de Carreiras, Lucia Torres. Intitulada “Sustentabilidade humana: Ciência, Arte e Espiritualidade”, sua fala abordou temas como propósito, motivação e comunicação. “Nós estamos ensinando para a vida. Quem são essas pessoas que serão os nossos líderes? Que serão o futuro do nosso país?”, questionou a professora, enfatizando que a identidade pessoal de cada docente também transmite uma mensagem para os estudantes, gerando diferentes impactos em suas vidas.

A tecnologia também foi pauta, com destaque para a revolução digital e as diferentes experiências que cada geração viveu a partir disso. Sobre o assunto, Torres abordou a importância de continuar aprendendo com as novas gerações e as suas novidades, gerando uma verdadeira conexão em sala de aula e ensinamentos que serão levados para a vida: “se a gente parar de aprender, a gente vai se perder”, finalizou.