Na última terça-feira (17), os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio participaram do “Rock and Roll Racing”, uma corrida de carro funcional. A atividade marcou o encerramento do projeto executado no primeiro semestre nas disciplinas de Química e Matemática e foi um completo sucesso entre os estudantes!

O projeto oportuniza aos alunos aplicar, de forma prática, diversos conceitos matemáticos, como proporção, simetria, geometria, além de estimular discussões e reflexões sobre combustíveis automobilísticos, promovendo uma abordagem mais ampla e consciente da mobilidade.  Os estudantes também foram incentivados a pesquisar e a analisar as diferentes opções de combustíveis, compreendendo suas características, impactos ambientais e eficiência energética, enriquecendo, assim, o aprendizado e incentivando a consciência ambiental entre os jovens.

“Esse projeto me encanta pelas inúmeras possibilidades que podem surgir, muitas vezes possibilidades que eu não imaginei. Eu sempre me surpreendo. Quando idealizamos esse projeto, a liberdade era um fator importante, porque, por meio dela, a autonomia é desenvolvida em todas as etapas, além do trabalho em equipe e a responsabilidade de suas ações. Essas habilidades são o centro do projeto. O Bruno e eu estamos ali somente para ajudar a tornar reais suas criações, tirar do papel o que planejaram. Na verdade, esse projeto é dos alunos, é todo feito por eles, eu só administro”, falou a professora de Química Camila Denicol.

O protótipo foi desenvolvido por etapas: no primeiro semestre, os alunos entregaram o Blueprint, tipo de suporte utilizado em desenho técnico para projetos de arquitetura, engenharia ou design, e puderam, assim,  fazer o mapeamento das atividades e dos processos. Neste planejamento, foram descritos os materiais que os alunos iriam utilizar na construção do carro e o método de propulsão.

Na sequência, os discentes tiveram 5 períodos de Química e Matemática, sendo um em formato de codocênica, e puderam contar com a estrutura do Espaço Maker para construir os carrinhos planejados.

Na manhã de terça-feira, chegou o momento de pôr em prática tudo o que havia sido planejado ao longo dos 6 meses. A competição contou com a participação das 6 turmas da 2ª série. Os estudantes vieram caracterizados de personagens que representavam as equipes. “A proposta é fazer os alunos se desafiarem em criar diferentes formas de energia para movimentar um carrinho. Com isso, exploramos a competitividade e o ‘hand’s on’. A ideia de eles estarem caracterizados foi para dar um ar mais divertido à competição, inspirado na corrida maluca”, explicou o professor de Matemática Bruno Honorio.

A corrida, que foi disputada na quadra coberta, foi dividida em 6 modalidades: propulsão por estilingue, propulsão por elástico, propulsão por reação química entre bicarbonato e vinagre, propulsão hídrica, propulsão por gás hélio e propulsão por bateria.

Além das disciplinas de Matemática e Química, o projeto também contou com uma atividade bilíngue: os alunos produziram um vídeo do making-off da construção do carro, com áudio e legendas em inglês, em que puderam praticar e aprimorar suas habilidades no idioma.

Segundo os professores idealizadores, levando em consideração a diversidade dos meios de transporte e a riqueza proporcionada pelo Espaço Maker, a ideia para o próximo ano é a construção de barcos. Já para 2025, a proposta é a construção de dirigíveis e planadores. E, para 2026, o foco será na construção de aviões.