Rochele Paz Fonseca – Psicóloga, fonoaudióloga e mãe de estudantes anchietanos
Quem dentre pais e professores não se preocupa com o desenvolvimento socioemocional, cognitivo e global de seus filhos e alunos? Todos desejam o melhor para as crianças – e isso está diretamente relacionado ao nível de estimulação que elas recebem ao longo de sua trajetória de aprendizado. E por que elas precisam ingressar o mais cedo possível na Educação Infantil?
Destaco dois motivos: a oportunidade de interação social com crianças da mesma ou de outras idades, e a promoção do desenvolvimento da prontidão escolar. É um conjunto de características da criança, do colégio e da comunidade que prepara melhor cada indivíduo em fase pré-escolar para ingressar no mundo da alfabetização, da matemática e da aprendizagem formal e sistemática.
A interação social que ocorre na Educação Infantil é de extrema importância, pois as crianças que convivem com outras aprendem regras sociais, troca de turno comunicativo, habilidades de interação e relacionamento interpessoal. No cotidiano escolar, elas aprendem a compartilhar brinquedos, tentar se comunicar para serem atendidas, realizar atividades em grupo e participar de situações que exigem mediação de afeto e disciplina. Esses momentos de troca são essenciais para o desenvolvimento da linguagem, das memórias, da motricidade e das habilidades necessárias para gerenciar tarefas novas e mais complexas.
Além disso, a fase mais exigente do processo educativo ocorre no Ensino Fundamental. Nesse período, a criança precisa estar preparada para lidar com as demandas cognitivas, emocionais e sociais do ambiente escolar. É fundamental que a criança desenvolva habilidades como atenção sustentada, como nas rodas de leitura; regulação emocional (identificar suas próprias emoções e as dos outros e se adaptar a diferentes situações); motricidade ampla e fina; e linguagem (consciência dos sons e narrativas), como nos contos de histórias com rimas, entre outras.
Ser mais promissor no futuro, desde ser feliz, ter desempenho acadêmico mínimo, fazer amigos entendendo as diferenças, respeitar autoridades, ser estimulado à liderança, à criatividade, às futuras avaliações para o trabalho – tudo isso depende da estimulação desde a Educação Infantil. Participar deste mundo da pré-escola aproxima mais as crianças da autonomia e da independência – e as prepara para a vida futura.