Texto produzido pela equipe pedagógica da Educação Infantil e do Projeto InterAção do Colégio Anchieta/RS

 

No ano de 2022, as turmas do Infantil A realizaram um experimento em sala de aula com batatas-doces. As crianças depositaram as batatas em um pote com pouquinha água. Durante 15 dias, realizaram observações analisando as transformações que ocorriam. Depois registraram suas descobertas em desenhos e fizeram o plantio das batatas na horta da Educação Infantil.

Neste ano, as crianças do Projeto InterAção na oficina de Educação Ambiental com a professora, Fabiane Schenk, colheram as batatas e analisaram a hortaliça tuberosa (características como os brotinhos, o peso, a cor, a forma de retirada da terra). A partir dessa colheita, foi lançado o desafio: quantos quilos de batata-doce foram colhidos?

Assim, as famílias das crianças do InterAção e dos estudantes que atualmente estão no IB (crianças do Infantil A em 2022), as professoras e os funcionários do Colégio foram convidados a levantarem a bandeja com as batatas-doces e a darem seus palpites acerca do peso da colheita.

A vencedora do desafio foi a família da Marcela Dal Pizzol Heit, da turma C6, que deu o palpite de 18kg, sendo que o peso total chegou em 18,2kg. Marcela, muito feliz com o acontecimento, relatou que a mãe a pegou no colo na tentativa de realizar a comparação dos pesos.

Em seguida, as batatas tiveram destinos deliciosos. Na Oficina de Culinária, com a professora Juliana Kalicheski, as crianças transformaram as batatas em bolinhos de batata. O restaurante Lord, responsável pela alimentação do InterAção, cozinhou-as para o almoço. Já a professora Fabiane, juntamente com a Orientadora de Convivência Christiane Sisson, cozinhou e assou algumas batatas para as crianças do IB degustarem em sala de aula. Os adultos também foram convidados a degustarem a hortaliça no momento em que buscavam as crianças (donas das mãozinhas abençoadas que “plantaram” esta história).

Agradecemos às famílias e aos colegas que participaram deste momento tão divertido e às professoras e à Equipe pelo planejamento coletivo.

Parabéns à família da Marcela Dal Pizzol Heit, que entrou na brincadeira e que, por meio do seu palpite, aproximou-se muito da pesagem das batatas e acabou ganhando a batata gigante!! Aproveitem o delicioso sabor dessa hortaliça orgânica que foi plantada por nossas crianças.