Com o retorno dos professores das merecidas férias e a retomada de mais um ano letivo, o Colégio Anchieta realizou nessa quarta-feira, 12, a primeira reunião-geral do ano letivo de 2025. Voltada para colaboradores acadêmicos e administrativos, a aula inaugural teve por objetivo firmar junto aos funcionários a missão institucional, bem como destacar as prioridades oriundas do Planejamento Estratégico, Plano Diretor e Formação Continuada, além de celebrar junto ao quadro de colaboradores o legado dos 135 anos do Colégio Anchieta.
Com a benção realizada pelo Pe. Guido Vali, SJ, o qual ressaltou a importância de cada funcionário ser um peregrino de esperança em 2025 – ano em que se comemora o jubileu, conclamado pelo Papa Francisco – o Reitor da Igreja da Ressurreição ainda lembrou que “Pe. Pauquet, SJ, deu passos e hoje estamos aqui e somos inspirados por ele, por Santo Inácio Loyola e pelo Papa Francisco”.
O Diretor-Geral do Colégio Anchieta, Pe. Jorge Álvaro Knapp, SJ, compartilhou com o público presente o significado de fazer parte da família anchietana e da presença da Companhia de Jesus no Brasil e em outros países pelo mundo. Já o Diretor Acadêmico, Dário Schneider, destacou o marco dos 135 anos do Colégio Anchieta e, como parte das celebrações, o filme institucional de 2025 foi transmitido aos funcionários. Também foi destacado pelo Diretor Acadêmico o lema da instituição neste ano, “ensinando a pensar com excelência”, que recorda a finalidade da educação jesuíta a partir de seus aspectos históricos, da gestão do projeto educativo e o cuidado com as pessoas, assim como no serviço aos demais.
Após a mensagem do Diretor-Geral, a instituição promoveu uma roda de conversa sobre as vivências e memórias afetivas dos convidados especiais que contribuíram para a história e evolução do Colégio Anchieta. Com a participação do Pe. João Claudio Rhoden, SJ, professor Luiz Osvaldo Leite e Dr. Emílio Moriguchi, e com a mediação dos professores e antigos alunos Thiago Gruner e Celine Escher Almeida, os participantes trouxeram suas experiências e lembranças sobre a forma de aprender, crescer e viver anchietana, destacando a importância de formar integralmente cidadãos nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.
Em um clima descontraído e acolhedor, o púbico ouviu as histórias contadas pelo antigo professor Luiz Osvaldo Leite que desde 1943 faz parte da família anchietana. Leite recordou suas memórias como aluno e docente, além de compartilhar um pouco sobre a história dos jesuítas no país e no mundo. O professor ainda destacou que “a educação está alicerçada em 400 anos e nossa missão é formar seres humanos com as virtudes anchietanas”.
Ao falar sobre a importância e a evolução da gestão administrativa, o ex-diretor Pe. João Claudio Rhoden, SJ, compartilhou sua experiência ao longo de mais de quatro décadas à frente da administração de colégios jesuítas. Outro ponto destacado pelo Pe. Rhoden ao longo se sua trajetória foi a necessidade da comunicação entre as unidades deve ser efetiva e que a tecnologia contribuiu para a implementação de ensino mais assertiva, com o objetivo em comum de uma melhor aprendizagem.
Um dos momentos mais emocionantes da aula inaugural veio juntamente com a fala do Dr. Emílio Moriguchi, antigo aluno e chefe do Grupo Escoteiro Manoel da Nóbrega. Ao relatar sobre sua proximidade com os padres, em especial com o Pe. Janjão, uma imagem dos amigos foi compartilhada nos telões do auditório, o que fez a plateia se emocionar e trazer à tona lembranças afetivas dos colaboradores que tiveram a oportunidade de conhecer e viver junto ao jesuíta: “O Janjão era um paizão, um modelo de amor, de amor aos jovens, de amor às pessoas”. Dr. Emílio também lembrou com carinho da sua vivência no Colégio Anchieta: “aprendi o que era o sentido da vida e aprendi a ouvir e a conviver com as pessoas, a amar e servir”, disse o antigo aluno.
Ao final da aula inaugural, o público teve a oportunidade de fazer perguntas aos convidados. Por fim, o Diretor Administrativo, Inácio Reinehr, convidou a todos para um momento de confraternização no espaço de eventos do Prédio G.