Na sexta-feira, 4, os estudantes participaram de uma aula surpresa com o professor convidado da PUCRS, Nelson Todt, que abordou o tema de como o esporte e respeito, são fundamentais nas Olimpíadas. Ele começou a aula relembrando que os Jogos Olímpicos não são apenas competições, mas também celebrações de união e solidariedade entre diferentes culturas. “Coubertin acreditava que a Educação para a Paz internacional seria eficaz apenas se combinada com experiências pessoais. Para ele, o esporte era o meio ideal para esse fim, e os Jogos Olímpicos deveriam servir como uma ferramenta de Educação para a Paz entre as nações”, explicou Todt, que coordena o Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO).

 

Para tornar a experiência ainda mais impactante, Nelson trouxe a tocha olímpica que carregou pelas ruas de Porto Alegre nas vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, permitindo que os alunos a conhecessem de perto. A tocha, que transporta uma chama simbólica, despertou a curiosidade e a admiração de todos, refletindo a essência do espírito olímpico.

 

O professor também ressaltou a ligação de Pierre de Coubertin, conhecido como o fundador do Movimento Olímpico e dos Jogos Olímpicos Modernos, com a escola jesuíta Saint-Ignace em Paris. “O fundador dos Jogos Olímpicos Modernos, assim como vocês, estudou em uma escola jesuíta, a Santo Inácio (Saint-Ignace) na França”, destacou Todt.

 

Os estudantes, que já haviam estudado sobre Coubertin nos dias anteriores, ficaram entusiasmados com a surpresa e prontos para interagir com uma série de perguntas. Nelson prendeu a atenção deles com histórias inspiradoras de atletas e momentos históricos, fazendo com que cada um se sentisse parte desse legado.

 

A aula foi não apenas educativa, mas também uma oportunidade para refletir sobre valores como respeito e inclusão. “Esta aula com o professor Nelson faz parte de um projeto do 3º ano que trata do esporte pela paz. As crianças aprendem histórias onde esporte e paz se interligam para o desenvolvimento de uma cidadania global, criando uma cultura de respeito entre os atletas e as torcidas”, explicou Benhur Eidelwein, professor de Educação Física do Ensino Fundamental I e coordenador do projeto.

 

A interação e o envolvimento dos alunos tornaram a experiência inesquecível, reforçando ainda mais a importância do esporte em suas vidas. A atividade fez parte do projeto Esporte pela Paz.