Na última segunda-feira, dia 09, estudantes da 2ª Série do Ensino Médio receberam representantes do Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instruções às Migrações (CIBAI) para uma conversa sobre a migração em Porto Alegre. A atividade, que faz parte de um projeto interdisciplinar das Línguas Inglesa, Portuguesa e Espanhola, vai ao encontro do Projeto Educativo Comum, o qual tem como objetivo a formação integral dos estudantes com o propósito de torná-los mais conscientes, competentes, compassivos e comprometidos.

Para que os estudantes fossem verdadeiramente impactados pela atividade, foi preciso buscar usar recursos que promovessem o protagonismo de alunos e alunas na atividade. “Primeiramente, pedimos que os alunos dialogassem com suas famílias sobre suas origens, proporcionando a eles momentos de autoconhecimento”, conta Juliana Brundo, professora de Inglês. Em um segundo momento, os alunos organizaram uma apresentação como forma de compartilhar um pouco de suas histórias com os colegas de turma.

Por fim, os estudantes foram convidados a receber Dina Scharb, voluntária no CIBAI, e três migrantes que agora residem em Porto Alegre: Ana del Valle Romero, da Venezuela, Alejandra Gomez Chacón, da Colômbia, e Ndiasse Diagne, do Senegal. Juntos, eles compartilharam um pouco da história e da execução de projetos do CIBAI Migrações, que se mantém de doações, assim como de suas histórias de migração.