No final da manhã de terça-feira, 11 de junho, teve início a III ONU Intercolegial, no Colégio Antônio Vieira. O evento reúne estudantes de 13 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e a programação se estende até sexta-feira, 14/06. A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor da RJE, professor Fernando Guidini, do secretário-executivo da Rede, Pedro Risaffi, do diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, além de coordenadores, professores e estudantes. Clique aqui e leia a matéria completa.

As primeiras sessões começaram à tarde. A simulação da sessão na Câmara dos Deputados debateu a crise econômica dos anos 90 e o impeachment do presidente Fernando Collor. As discussões desses deputados começaram com discursos dos seus posicionamentos a respeito da crise atual do país e a decisão drasticamente necessária que deve ser tratada até o final das sessões.

No Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), foi questionada a relevância das sanções aplicadas na Coreia do Norte no contexto geopolítico. O debate abordou diversos aspectos importantes sobre o tema, indagando a suposta condição de supremacia dos países ocidentais e buscando questionar a permanência das medidas mencionadas. Na primeira reunião do Grupo dos 20 (G20), o principal tema abordado foram os impactos da hegemonia do dólar e maneiras de equilibrar a atual crise econômica mundial.

No Comitê da Organização dos Estados Americanos (OEA), a primeira sessão foi marcada por posicionamentos extremamente controversos. As delegações dos Estados Unidos, da Guiana e da corporação ExxonMobil, que inicialmente se mostraram dispostas a resolver harmoniosamente o conflito sobre a região de Essequibo, atacaram veementemente a delegação da Venezuela, ignorando as considerações desse membro crucial para a resolução dessa problemática. Já no Conselho de Segurança Histórica das Nações Unidas (UNHSC), o debate foi sobre a guerra do Yom Kippur. O primeiro dia da III ONU Intercolegial finalizou com o Quiz Inter, que consistiu em um grande quiz entre os comitês.

Fonte: Imprensa da III ONU Intercolegial – https://onuintercolegial.com.br/imprensa/