Na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, mais de mil colaboradores de todas as obras e serviços da Província dos Jesuítas do Brasil participaram do webinar de lançamento do curso LGPD on-line, um passo importante na implantação do Programa de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O administrador provincial, Pe. Mário Sündermann, SJ, deu as boas-vindas aos presentes, realizou um momento de oração e reflexão e pediu que todos sejam agentes de motivação do curso. “Mais do que o cumprimento de uma legislação, a iniciativa é uma oportunidade de todos participarmos de um processo formativo comum. Isso nos aproxima, ainda que distantes, isso nos une, ainda que em frentes apostólicas diferentes, nos ajuda a crescer como pessoas e como corpo apostólica, e nos coloca de uma forma mais consistente no serviço da missão”, afirmou.

Logo após, Thomas Low, coordenador do Escritório de Segurança da Informação (ESIRC)) e coordenador da Comissão de Adequação da LGPD, apresentou a ferramenta, os conteúdos e a dinâmica do curso. Serão três módulos com materiais em texto e vídeo, além de exercícios produzidos pela Comissão Permanente da LGPD, em conjunto com a Tecnologia Educacional da TI Corporativa. Integram ainda a Comissão, Ana Claudia Klein, assessora de comunicação da BRA, Pedro Risaffi, secretário executivo da RJE, Cristiane Carmo, gerente de RH e Silvana Lewandoski, coordenadora da Procuradoria Jurídica da BRA.

Em seguida, Carolina Mussoi, designer institucional da TI Corporativa, realizou uma demonstração do curso, e os colaboradores puderam esclarecer suas dúvidas e propor sugestões de formato de realização de acordo com as diferentes realidades locais.

O conteúdo aborda os conceitos básicos sobre a lei, casos, dicas de segurança, entre outros assuntos. O curso é individual, on-line, pode ser assistido no tempo de cada pessoa, dentro do horário de trabalho, conforme orientação dos gestores locais. Não há necessidade de conhecimento prévio sobre a Lei e o tempo estimado para a realização das atividades é de nove horas. As aulas podem ser assistidas pelo computador, tablet ou celular. O prazo limite para realização é final de fevereiro de 2025, e será fornecido certificado para os concluintes. “Percebo que assim, a Província dos Jesuítas do Brasil caminha na esperança de que esse curso contribua para a formação pessoal dos seus colaboradores, como corpo apostólico e também no cumprimento da legislação brasileira”, concluiu Pe. Mário.

Na próxima semana todos receberão o acesso aos conteúdos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail privacidade@jesuitasbrasil.org.br.