Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Anchieta conquistou o prêmio de destaque no programa Miniempresa, uma iniciativa da Junior Achievement. A melhor miniempresa 2023/1 do Rio Grande do Sul é a SALVEI SA/E, que desenvolveu um porta-copos que pode ser fixado em superfícies como mesas e prateleiras. Além disso, a miniempresa também conquistou o prêmio de Melhor Adviser de RH, função exercida pela antiga aluna Maria Inês Milanez Peña.

“Eu acho que trouxe um conhecimento vasto sobre uma área que eu não tinha muito conhecimento e tenho certeza de que para o futuro vai ser uma coisa que vai ser o diferencial”, destacou o estudante Santiago Moura Cirne Lima, integrante da Miniempresa 2023/01 do Colégio Anchieta, sobre a experiência. Foram 15 semanas de trabalho coletivo, na qual o grupo de 72 estudantes se subdividiu em setores e fez nascer o produto de sucesso.

O professor Clandio Cerezer, responsável pela coordenação do projeto no Colégio Anchieta, contou que “ver o envolvimento e crescimento dos alunos empreendedores envolvidos no projeto da miniempresa encantou a todos”. O destaque como Miniempresa 2023/1 é fruto de bastante esforço, já que o produto da Salvei gerou desafios na fase de prototipagem. “Não foi nada fácil no início, tendo vários protótipos de materiais até ajustar ao vencedor e em momento algum a equipe desanimou. Com conversas e pesquisa o grupo avançou e venceu”, finaliza Cerezer.

Visando a praticidade e a prevenção de futuros acidentes, a solução criativa da Salvei promove um ambiente de trabalho e estudo mais seguro ao evitar que as bebidas danifiquem materiais de estudo e computadores. Isso porque além de ficar preso na mesa, o porta-copos idealizado e comercializado pelos(as) anchietanos(as) é totalmente desmontável.

Além de incentivar o empreendedorismo, o Projeto Miniempresa também é uma oportunidade de colocar em prática outras ações em prol do bem comum. Agora, no final do projeto, a Salvei realizou a doação dos impostos, em dinheiro, para duas instituições gaúchas: a Educandário São João Batista e Fé e Alegria RS.

 

Saiba mas sobre o programa Miniempresa

No programa são apresentados todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa aos estudantes, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas. A equipe que forma a “Miniempresa” coloca a mão na massa e cria seus próprios produtos, fazendo relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro. Ou seja, estudantes criam sua própria empresa do zero.