Inovação curricular é resultado da parceria com o Instituto de Línguas da Unisinos e iniciará com alunos da Educação Infantil

O próximo ano letivo do Colégio Anchieta será marcado pelo início de uma importante novidade curricular. O Programa Bilíngue Integrado começará em 2021, com a implantação da metodologia para os alunos da Educação Infantil. Gradativamente, será aplicado nas demais etapas da educação básica como Ensino Fundamental I, em 2022; e Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em 2023. Este é mais um passo na direção de uma educação comprometida com a cidadania global, com a interculturalidade e a inovação.

O projeto começou a ser concebido em 2019, a partir da parceria com o Instituto de Línguas da Unisinos (Unilínguas). Foram realizadas reuniões com gestores do colégio, para compreensão da estrutura e organização da proposta pedagógica integrada. Também foram feitas observações das aulas de Língua Inglesa e mapeamento dos espaços. Nos próximos dias, uma nova etapa do programa terá início com a formação de docentes. Um curso de extensão será oferecido pelo Unilínguas aos professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Eles também contarão com mentoria para, a partir dos estudos e discussões, planejar a implementação e o funcionamento do processo em 2021.

Para o Diretor Acadêmico Dário Schneider, trata-se de um processo de inovação que implica reflexão e compreensão por parte dos gestores pedagógicos e seus impactos institucionais, no trabalho do professor em sala de aula, na aprendizagem dos alunos e na clareza para as famílias. “A premissa de práticas pedagógicas inovadoras se sustenta no tripé construção colaborativa, formação permanente de gestores pedagógicos e professores, e planejamento e retroalimentação das práticas”, observa Dário.

Três frentes de trabalho estão envolvidas no planejamento da implementação do Programa Bilíngue Integrado: GT Programa Bilíngue (Direção Acadêmica, Coordenação de Unidade da EI e do EFI, Serviço de Orientação Pedagógica Geral e da Educação Infantil, além da coordenação da Língua Inglesa e Unilínguas), Grupo Mentoria (orientadoras pedagógicas da Educação Infantil, orientadora pedagógica do Ensino Fundamental I e professora representante de área de Língua Inglesa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e Unilínguas) e Curso de Extensão (todos os professores da Educação Infantil, todas as orientadoras da Educação Infantil, orientadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora representante de área de Língua Inglesa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e as professoras de Língua Inglesa da EI e EFI).

De acordo com a Coordenadora do Serviço de Orientação Pedagógica do Colégio, Dóris Trentini, “o processo de construção do Programa Bilíngue Integrado tem no horizonte os fundamentos e princípios da Educação Jesuíta e a nossa Proposta Educativa, garantindo uma educação comprometida com o desenvolvimento da cidadania global pela interculturalidade e numa metodologia em que língua e cultura atuam de maneira integrada”. Para as orientadoras pedagógicas da Educação Infantil, Lisiane Tebaldi e Julieta Barrionuevo, a implementação será realizada de modo coletivo e colaborativo, considerando as especificidades da etapa da Educação Infantil e o modo de ser e proceder da instituição, envolvendo a reflexividade e a participação de todos, no intuito de garantir aprendizagens contextualizadas e significativas para as crianças.