A tradição desportiva é uma constante nas instituições jesuíticas. Sabendo disso, foi com grande empolgação que 338 crianças se reuniram no XVIII Encontro Esportivo de Colégios Jesuítas do Cone Sul, realizado pela quarta vez na cidade de Santa Fé, na Argentina. Neste ano, o Colegio Inmaculado Conceição foi quem sediou o evento.

A programação contou com palestras, prática de esportes, música e diferentes tipos de integrações entre estudantes de quatro países e famílias anfitriãs. “Não é uma disputa, é um encontro esportivo para que eles tenham as vivências culturais e religiosas”, explicou a Coordenadora do Centro Esportivo, Márcia Machado, que acompanhou os estudantes anchietanos durante o evento na Argentina.

A 18ª edição do evento reuniu estudantes de nove instituições de ensino da América Latina: Colégio Anchieta, Colegio Seminario e Colegio San Ignacio, do Uruguai, Colegio Cristo Rey de Assunção e Colegio San Roque González, do Paraguai, e Colégio San Luis, Instituto Sagrada Família, Colegio El Salvador e Colegio Inmaculado Conceição. Cada escola participou com 30 estudantes, e apenas a escola Colegio Inmaculado Conceição participou com 111 alunos, pois suas famílias são anfitriãs.

Os jogos ocorreram durante o dia, intercalados com atividades integrativas que promoveram a confraternização entre os estudantes e os demais integrantes das comitivas. À noite, eles retornaram às casas das famílias anfitriãs para momentos de lazer e um merecido descanso.

O encerramento do XVIII Encontro Esportivo de Colégios Jesuítas do Cone Sul aconteceu no dia 10 de setembro. Além das despedidas das comitivas, o dia foi marcado pela missa de encerramento, realizada no Santuario Nuestra Señora de los Milagres.